Casa dos Azulejos. São Pedro da Aldeia RJ.

3 opiniões sobre Casa dos Azulejos. São Pedro da Aldeia RJ.

Um belo exemplar da arquitetura colonial europeia

Durante séculos, até mesmo antes da ocupação portuguesa, a região das Lagunas (hoje Região dos Lagos) do Estado do Rio de Janeiro foi lar de diversas sociedades. O lugar oferecia abrigo, alimento e o precioso sal tão importante para conservar alimentos.

Desta forma, a Coroa Portuguesa solicita a criação de um aldeamento em um ponto estratégico da localidade, para evitar a invasão de nações inimigas, assim como catequizar e “abrandar” os povos nativos. Deste aldeamento surgiu São Pedro da Aldeia, que o próprio nome demonstra suas origens. De lá para cá muitas coisas mudaram, mas a alguns marcos permanecem, como as igrejas, monumentos e conjunto arquitetônico civil (Casario).

Um passado ainda presente.

A Casa dos Azulejos, em São Pedro da Aldeia, é uma das principais referências turísticas da cidade, pela sua história e mobiliário que guarda no seu interior. Construída 1847, possui um riquíssimo mobiliário original, como conjunto de móveis em medalhão e palinha, estilo Luis Felipe, cristaleiras, sala de jantar, oratório etc.

Para proteção do piso, o viajante calça uma pantufa antes de entrar na casa. São 16 históricos cômodos. O mais importante fica por conta do local que serviu para o repouso da Princesa Isabel e do Conde D'Eu, em visita feita a cidade em 1868, mantendo-se a cama original, no local do descanso.

Ponto histórico da cidade

De fácil acesso, próxima à igreja matriz, a Casa dos Azulejos construída no período do Brasil Império, tem estilo colonial e abrigou figurais reais e ilustres, como a princesa Isabel e o conde d’Eu.

É um centro cultural particular, mantido com dificuldade, mas oferece visita gratuita e exposições ao longo do ano. Apesar de não constar não constar entre as principais atrações da cidade eu recomendo.

Informação Casa dos Azulejos. São Pedro da Aldeia RJ.