6 opiniões sobre Cumuruxatiba

Uma pacata e agradável vila em Prado

Cerca de trinta quilômetros de Prado, no sul da Bahia, está Cumuru, um pacato vilarejo de pescadores que nas últimas décadas chamou a atenção dos turistas. Desde então a Vila de Cumuruxatiba que fica comprimida entre franjas de mata atlântica e um mar cristalino, mudou seu ritmo na alta temporada. As opções de roteiros são muitas, que vão do cultural ao ecoturismo.

Cumuruxatiba parece uma daquelas cidades dos contos literários, com o movimento dos pescadores, barracas de produtos da região a cada esquina, o aroma de refeições por todo o lado e o vai e vem de bicicletas. A calmaria só é quebrada nos momentos que a pequena cidade fica abarrotada de turistas, que acabam por criar um tráfego onde não deveria ter. Mesmo assim a vila não perde seu charme e caráter rústico, o único local que pude fotografar um cavalo a correr livremente na praia e ver pessoas deitadas despreocupadamente sob a sombra das árvores depois de uma refeição.

Cumuruxatiba

A vila de Cumuruxatiba fica no extremo sul do estado da Bahia. Lá tem praias paradisíacas com falésias e muita argila rosada, cor de coral. Tem trilhas muito gostosas para fazer, praias boas de banho, praias de tombo... Um visual realmente sinistro. E das praias baianas que tive o prazer de conhecer, senti em Cumuru uma das melhores "vibes" possível: a vila conta com uma escola Projeto de Gente, uma escola libertária que tá começando uma transformação de mentalidade e de realidade para as crianças que tão crescendo por lá. Essa escola é assistida e financiada pelas pousadas e pelo turismo da vila no geral, que acontece de maneira saudável e não predatória, exploratória. Encontrei Cumuruxatiba muito bem cuidada em plena alta temporada e conheci pessoas muito muito muito boas por lá.

Férias de preguiça

Estar em Cumuruxatiba e viver como os índios, os primeiros habitantes da região: sem pressa, sem preocupação de roupas, pouco, com o que a vida te dá ... Localizado na costa sul da Bahia, a forma de chegar menos fácil é a estrada de terra do Prado - seleciona o viajante. Você já deve ter conhecido o lugar, e, portanto, já deve ter se apaixonado, ou sabe de sua existência, tendo tido informação sobre o lugar, conhecendo a beleza natural das baleias jubarte, calma e tranquilidade , a água quente do mar, excelentes restaurantes (alguns reconhecidos), mas com uma decoração elegante e rústica, com destaque para a bela natureza e tudo o que ela nos oferece, com belas peças de artesanato que são dominadas pela palha, pedras, conchas, cerâmica.

Céu azul e mar de baleia

Cumuruxatiba foi um presente duplo na minha vida como biólogo e fotógrafo. Na época em que eu trabalhava com as baleias jubartes na Bahia, logo após um episódio único durante o trabalho no barco de pesquisa em que eu morava, pudemos ser tocados na palma da mão pela boca de uma baleia curiosa que saiu do grupo competitivo (época de reprodução) e ficou rodeando nosso barco e fazendo peripécias por 1h30.

Depois disso ancoramos nessa pequena vila de pescadores no Sul da BA. Ao amanhecer de uma noite bem dormida e com a experiência da tarde anterior ainda fervendo a alegria, dei de cara com

Depois da estrada de chão.

Minha família não é lá das mais aventureiras, mas este dia decidimos conhecer uma das praias mais famosas do extremo-sul da Bahia, Cumuruxatiba. Foram quase 18 quilômetros de estrada de chão após abandonarmos a BR na cidade de Itamarajú e adentrarmos uma mata com um único percurso que levava a uma das melhores paisagens que já tive o prazer de ver na vida. Perfeito para relaxar, praticar esportes e contemplar a natureza, Cumuruxatiba é o tipo de lugar que te faz não querer dormir para aproveitar de tudo que o lugar oferece. Tirada ao amanhecer, esta foto mostra o antigo píer, agora em ruínas.

Informação Cumuruxatiba