Casa do Fado e da Guitarra Portuguesa

2 opiniões sobre Casa do Fado e da Guitarra Portuguesa

Um encontro com a saudade

Quem visita Lisboa inevitavelmente ouve falar da sua mais conhecida canção tradicional: o Fado; pelo que a visita ao Museu do Fado é quase obrigatória.
Este espaço foi inaugurado em 1998 e é completamente dedicado à história do Fado e da Guitarra Portuguesa.
O Fado, hoje reconhecido como Património Mundial, chegou a ser, nas suas origens mal-afamado, pelo que conhecer todo o percurso que esta canção fez ao longo dos anos é sem dúvida muito interessante e enriquecedor.
À entrada do museu é-nos entregue um aparelho áudio que nos acompanhará como “guia” ao longo dos vários ambientes.
A “casa da mariquinhas” em madeira – feito pelas mãos do marceneiro e fadista Alfredo “Marceneiro” e fiel à que o fado (com o mesmo nome) descreve; várias pinturas, nomeadamente, a de José Malhoa intitulada “O Fado”, criada em 1910; várias guitarras portuguesas; letras de fado que, na época da ditadura, foram censuradas; tudo isto e muito mais é possível encontrar neste bonito espaço.

Museu do Fado e da guitarra portuguesa

A casa museu do Fado e da guitarra portuguesa, situa-se em Lisboa, a Portugal. Este oferece aos visitantes uma agradável viagem audiovisual às raízes do fado, assim como também o descreveu na história da guitarra portuguesa de 12 cordas paralelas. Também irão apreciar a partituras, Fotos e cartazes explicativos, importantes. O Museu está aberto de segunda a domingo 10:00 a 13:00 e 14:00 a 18:00.

Informação Casa do Fado e da Guitarra Portuguesa

Links úteis Casa do Fado e da Guitarra Portuguesa