27 opiniões sobre Ilha do Sol

Ilha milenar

Consigo imaginar os pré-incas vivendo nesta ilha e na região há alguns milênios. Na ilha onde há um labirinto de sacrifícios humanos, nas casinhas baixas de barro, na trilha que liga o sul ao norte e na dureza dessa terra cheia de pedra.

Dá para imaginar alguém percorrendo o mesmo trajeto que eu, sem imaginar quantas milhares de pessoas fariam aquilo depois, quantas pessoas veriam os Andes à distância com o topo nevado se misturando com as nuvens. Também imagino alguém convivendo com aquelas praias geladas, azuis e desertas e com essa altitude de quase 5 mil metros.

O acesso à ilha é somente de barco e como várias companhias oferecem o passeio é possível encontrar várias opções em Copacabana. Quem deseja aproveitar a ilha somente por um dia, pegue o primeiro barco do dia, pois o trajeto é demorado até chegar na ilha e a caminhada é longa e íngreme.

Luga paradisíaco

A Isla del Sol é um destino imperdível para aventureiros e, na nossa opinião, também é perfeito para casais apaixonados em busca de belas vistas.

A Isla del Sol é a maior das ilhas do Lago Titicaca e fica no lado boliviano. É um importante ponto para a história nativa, pois segundo a lenda a ilha seria o berço da civilização inca, o lugar escolhido por Manco Capac e Mama Ocllo para criar seu povo.

Para visitar o local é preciso ir até a cidade de Copacabana (a 4 hs de ônibus de La Paz) e de lá há diversos barcos com destino à Ilha. No desembarque na ilha (lado sul) é obrigatório o pagamento de uma entrada, que custa 5 bolivianos.

Encontro com a natureza

Mochilei com um 10 amigos pela Bolívia, e um dos lugares mais encantadores foi, com certeza, a Isla del Sol. Lá era um lugar mágico, talvez pela sua exuberância em cores, sabores, ou por ser simplesmente um lugar que eu não imaginava existir na Terra.

Na Isla tudo tempo seu tempo, um tempo próprio, um estilo de vida calmo, não tem trânsito de carros, só de pessoas, carroças e bicicletas, para os mais bem preparados.

Um consenso entre nosso grupo de amigos é que lá era um lugar com muitas energias, uma espiritualidade forte que emanava nas pessoas, da natureza, dos animais. As pessoas que conversamos por lá eram sempre muito bem humoradas, simpáticas, fiquei pensando que eram assim porque moravam em um lugar onde elas podiam plantar para sim mesmas, podiam acordar todos os dias e ter uma linda paisagem de um mar gigantesco azul a frente delas.

Uma ilha de energia em pleno Lago Titicaca

Se estiver com Copacabana - não no bairro carioca, mas sim na cidadezinha boliviana às margens do Lago Titicaca - coloque na sua programação fazer um passeio de um dia (ou metade de um dia, se der) à Ilha do Sol, no lago Titicaca.
Uma das atrações da Ilha é um museu com peças e vestígios humanos das civilizações primitivas que habitaram a região antes dos incas. Mas nem é esse o forte do passeio. Lá, aproveite para fazer uma caminhada às antigas ruínas da Ilha (o caminho é tão ou mais interessante e bonito do que o destino em si), e aproveite para se "energizar" na pedra que fica no alto da Ilha. Dizem as lendas antigas que na América do Sul havia três grandes pólos de concentração de energia: Chitzen Itzá, a pirâmide mexicana; Machu Picchu, no Peru; e A Ilha do Sol, no Titicaca. Por isso, ali moravam os antigos sacerdotes da região.

Informação Ilha do Sol