E aproveita as tuas viagens
Aonde você quer ir?
Partilhar
Gostas de Madrid ?
Aonde você quer ir?

Madrid

178 opiniões sobre Madrid

Ver fotos de Viagens Lacoste

A capital espanhola está mais vibrant...

A Capital espanhola está mais vibrante do que nunca. Além de cultural como sempre foi Madrid está mais charmosa de ano para ano. Já visitei Madrid perto de 10 vezes e continuo a gostar muito. A excitante Plaza Mayor, as vibrantes ruas ao redor das Puertas del Sol, o comércio da Gran Via, o charme do Paseo de la Castellana ou o encanto do Museu do Prado vão fazer-me regressar sempre a Madrid.
Viagens Lacoste
Ver fotos de Paula

Madrid é uma cidade bastante grande c...

Madrid é uma cidade bastante grande com muitos pontos de interesse e que merece portanto pelo menos um fim de semana prolongado (e já agora porque não alguns fins de semana prolongados!) para voltarmos com uma boa sensação do que é viver em Madrid.

Porto - Madrid por 15 euros

Mas como os voos estão baratíssimos desde que a Ryanair voa para lá, decidi fazer uma pequena loucura: Queria saber o que se faz num dia numa cidade como Madrid.

Madrid em 24 horas

Porque sei que muitos de nós que até têm de ir a Madrid a trabalho, podem sempre ter um tempinho de sobra, resolvi fazer um percurso para um dia de visita, que pode estar na base do uma escapadela futura de dois ou três dias.

Chegada a Madrid no final da tarde
Vindos do Porto a viagem é curtinha de cerca de 45 minutos. No aeroporto de Madrid, Barajas o metro que nos leva ao centro de Madrid fica no Terminal. Pode comprar-se um bilhete simples (com suplemento) que custa 2€, para andar dentro da cidade uma viagem simples custa 1€. A rede de metro está muito bem distribuída por isso chega-se facilmente a muitos destinos da cidade de metro.

Hostal Santo Domingo
Optámos por este hostal em pleno centro da cidade. É pequenino, os quartos são mesmo pequeninos, mas conseguem ter tudo lá dentro! Não servem pequenos-almoços, mas tirando isso e o tamanho serviu perfeitamente para esta estadia. Muito limpo, cama confortável, duche e até secador de cabelo.

Jantar em Madrid
Como em qualquer capital, o que não falta são restaurantes! Mas antes de ir jantar, nada como fazer como os madrilenos depois de um dia de trabalho: Ir a um bar tomar uma cervejita e umas tapas. Aqui sugiro, a Casa Labra, na Calle Tetuan, um estabelecimento nas traseiras da Praça da Porta do Sol que existe desde 1860, é sentirmo-nos parte desta cidade no meio de madrilenos que saboreiam o bacalao e unas copas!
Para jantar, dependerá dos gostos de cada um, mas se não quiserem sair muito do centro, nesta mesma rua há um restaurante mais acima que serve boa comida espanhola com ênfase para a das Astúrias, e se quiser ir a onde os madrilenos vão, então procure um dos restaurantes a norte da Praça de Callau em direção à Praça de Espanha, procure na Calle de los Reyes.

Um dia em Madrid
O dia começou cedo para mim, mas definitivamente tarde para os madrilenos! O pequeno-almoço foi tomado num pequeno café próximo do hostal de Santo domingo, de aparência pouco romântica, mas com um delicioso sumo de laranja e um croissant igualmente delicioso! Depois fiz-me ao caminho.
O mais curioso nesta cidade é a vida só sair à rua lá para as 10:00. Antes disso, quase não há cafés abertos e lojas estão todas ainda bem fechadas. Os parcos transeuntes nem se notam, sendo portanto ideal para fazer fotos de arquitetura!
Comecei o meu percurso nas Portas do Sol,a praça central de Madrid a partir de onde se conta o quilómetro 0 das estradas espanholas, onde na passagem de ano as pessoas se reúnem para festejar o novo ano; onde fica o edifício que marca a história recente de Espanha: O edifício dos correios com a sua torre do relógio, onde no tempo de Franco muitos aí foram presos e torturados.

Madrid Antiga
Tendo o edifício dos Correios à minha frente, sigo para a minha direita pela bela e aristocrática Calle Mayor até à primeira entrada à esquerda para a Praça Mayor, começada em 1617, centro da Madrid Antiga, onde muitos eventos acontecerem desde touradas a julgamentos da Inquisição. Hoje há aqui vários cafés e ao domingo acontece uma feira de colecionismo. A saída sul leva à Calle de Tolledo onde aos domingos há o Rastro, a feira da ladra mais espetacular que já vi! No entanto, porque só tenho um dia e de qualquer maneira não é domingo, saio pelo canto sudoeste, descendo um lanço de escadas passando pelo Arco dos Cuchilleros para a rua com este nome. Aqui fica, dizem, o restaurante mais antigo de Madrid, o El Botin, que datará de 1725, onde quase nada mudou e o mesmo formo a lenha continua a assar borrego e cabrito. Subo a rua em direção novamente à Calle Mayor para passar em frente ao Mercado de San Miguel e depois sigo para a mais antiga praça de Madrid a Plaza de Vila. Daqui ao Palácio Real é um tirinho.
Este palácio foi construido para impressionar, aqui houve uma fortaleza, mas Filipe V mandou construir no seu lugar e após um incêndio um palácio que demoraria 17 anos a ser terminado. Foi habitado pela realeza até à abdicação de Afonso XIII, sendo hoje usado para eventos de estado (a família real vive num mais pequeno fora de Madrid). Daqui tem-se uma bela vista do Campo del Moro uns jardinsmuito agradáveis na margem do Rio Manzanares.
Eu, contudo, voltei pela Calle del Arenal, uma zona pedonal para as Portas do Sol. Concluindo assim uma pequena visita pela chamada Madrid Antiga, já que ainda há muita Madrid e a manhã já se aproxima da hora de almoço.

Madrid Bourbon
Do lado nascente de Madrid antiga, fica a chamada Madrid Bourbon, a zona que mais se desenvolveu sob esta dinastia. Aqui passei pela simpática praça de Sant'ana, à volta da qual à noite se pode participar na movida num dos muitos bares das ruas envolventes. Depois antes de seguir caminho e porque já estava esfomeada, fui almoçar (eu, que os Madrilenos, só daqui a cerca de 1 hora é que vão almoçar!) umas tapas bem saborosas ao bar de Tapas La Fábrica na Calle Jesus. Já mais composta segui então em direção a nascente terminado no Paseo del Prado. Aqui fica o museu com o mesmo nome, o Centro de Arte da Reyna Sofia, o jardim botânico e o delicioso Parque do Repouso, tudo a curta distância uns dos outros.
Um dia de visita não permite muito tempo para museus, e como já os tinha visitado ficarão para uma próxima escapadela a Madrid. Assim, ainda desci até à famosa estação de comboios de Atocha e depois subi o Paseo del Prado até chegar a uma das mais famosas praças de Madrid, a Plaza Cibeles.
Toda esta zona é mais monumental e imponente. As construções recuam ao Séc. XVIII, sendo portanto maiores do que as de Madrid Antiga. Grandes praças, grandes avenidas, um arco triunfal e edifícios majestosos compõem o cenário de Madrid Bourbon. Aqui ficam muitos dos museus e galerias de arte de Madrid. Tomo a Calle de Alcalá de regresso à Praça da Porta do Sol.
São cerca de 16:30 e o meu avião de regresso ao Porto sairá por volta das 18:30 pelo que está na hora de me preparar para o regresso. Ainda compro um "recuerdo" para o meu filho, compro o bilhete de metro e ala para o aeroporto.

Notas práticas

Bagagem
Se quiser fazer uma brincadeira destas, lembre-se de ir pouco carregado ou guardar a sua bagagem no seu hotel, depois terá de passar lá para a recolher! Para um dia não é preciso uma muda de roupa completa! Basta roupa interior, esqueça o pijama e a sua enorme maleta necessaire (evite levar frascos com gel de banho e creme, normalmente os hotéis têm esses produtos disponíveis, se no entanto assim preferir, leve frascos da Body Shop: 60 ml chegam para um dia e sobram. Não leve todos os cremes que usa no dia a dia: é mesmo só por um dia! Não vale a pena andar carregado!), coloque a escova de dentes e um pente ou escova numa bolsa plástica transparente e sobretudo a máquina fotográfica e baterias para trocar (que nem precisa de levar, pode sempre comprar no local!), sobretudo saiba que tempo o espera lá e vá adequadamente agasalhado e com calçado adequado!

Metro
É fácil andar de metro em Madrid, as sinalizações são boas e pode levar consigo logo no aeroporto um mapa.

Autocarro turístico
Esta é uma alternativa muito boa para quem não gosta ou não pode andar muito a pé. O bilhete custa à volta de 18€, é válido por 24 horas e para em todos os pontos de interesse pelo pode fazer o trajeto subindo e descendo nas várias paragens. Ao longo do trajeto pode ouvir a história da cidade e informações sobre os vários edifícios e locais em português.

Madrid, a capital espanhola está cada vez mais próxima. Um passeio de fim de semana justifica-se plenamente pela beleza da cidade, atividades lúdicas, a gastronomia e a simpatia e alegria de vida dos espanhóis. Vá la! Meta-se no próximo avião e em menos de uma hora estará a desfrutar de uma escapadela única!
Paula

Flores, amor e alto astral

Eu e minha amada dando um tempo nas andanças pela bela cidade.
Gil Coutinho

Tudo é incrível