E aproveita as tuas viagens
Aonde você quer ir?
Partilhar
Gostas de Memorial do Holocausto ?
Aonde você quer ir?

Memorial do Holocausto

109 opiniões sobre Memorial do Holocausto

Ver fotos de malclown

Devo advertir que, antes de visitar e...

Devo advertir que, antes de visitar este museu, porque é um museu ao abrigo do monumento e um museu espantoso, que já sabia de antemão o que ia ver e não tanto o que me iam mostrar. O Monomento ao Holocausto é o monopólio dos extermínios, eu explico. Pensar que o Holocausto (já por si apropriando o nome desta horrível faceta humana) judio foi o maior ou o único Holocausto que aconteceu na história moderna é, na minha maneira de entender história, um erro. Sabia que, longe de pretender denunciar as barbaries que foram levadas a cabo em nome da ideologia ou da economia de guerra, o Monumento ao Holocausto Judeu seria o oposto. Claro que nos lembra a experiência, é claro que silencia todos os preconceitos visitar um lugar que tantas outras famílias de vítimas visitaram, mas francamente não guardo uma memória deste lugar de comunhão, no entanto, recomendo-o a toda a gente, porque é impossível arrancar o mito apocalíptico de um passado aterrador (recomendo ver "Nuit et brollard", que é uma visão para homens e mulheres de outros homens e mulheres) que conseguiu que sintamos este ponto da História como uma segunda crucificação colectiva e, na minha opinião, obscurecendo todos os assassinatos de pessoas que até hoje não venceram no final (que são todos as outras). Não sei se já me expliquei, mas isto é o que posso contar-vos deste lugar.
malclown
Ver fotos de Diogo Barbieri

Introspecção no memorial

Chegar ao Memorial do Holocausto em Berlim conhecendo um pouco sobre o terror sofrido pelos judeus nas mãos da máquina nazista é uma experiência que te deixa contemplativo, indagando uma série de valores e sentimentos que são inerentes aos seres humanos.

O Memorial passa a impressão de desconforto, com estruturas retangulares que embora sejam planas e sigam uma única forma, estão distribuídas de maneira irregular e possuem tamanhos diferentes. Pode-se dizer que é representação gráfica da máquina nazista, algo ordenado e racional (dentro da lógica que seguiam) mas que perdeu totalmente o contato com a sensibilidade humana.

O Memorial também lembra um grande cemitério, com lápides a se perder de vista. No subsolo do Memorial existe um ótimo museu que conta a história da perseguição que os judeus sofreram na Europa ao longo do século 20; é um passeio imperdível que vai te trazer empatia pelos perseguidos, conhecimento e possivelmente te tornar um ser humano melhor.
Diogo Barbieri
Ver fotos de Mariana Vozone

Na arquitectura encontramos vários es...

Na arquitectura encontramos vários espaços diferentes e diferentes dimensoes e muitos jogos de luz.
Nas simbologias Tudo está ligado á morte dos Judeus e á negação do mundo. Tem uma sala labirintica e outra que parece um poço onde nos tentam fazer sentir como os que sofreram na altura. Este ultimo pretende ser uma alegoria á liberdade.
Impressionante, ADOREI!
Mariana Vozone
Ver fotos de Com os pés no mundo

História e beleza

O Memorial aos Judeus vítimas do Holocausto é impactante. Vários blocos de concreto em diferentes tamanhos formam um labirinto, numa sensação de sufoco.
Com os pés no mundo
Ver fotos de Laura Kim

Em memória à história sofrida do povo judeu.

Em memória à história sofrida do povo judeu.
Laura Kim
Ver fotos de Felipe Lupusella

Memorial em memória aos judeus mortos durante regime nazista!

Memorial em memória aos judeus mortos durante regime nazista!
Felipe Lupusella

Refletindo

Foi incrível a experiência de estar em pleno centro de Berlin e conseguir encontrar o silêncio e refletir sobre as pessoas que sofreram com o holocausto.
Wagner Barros
Ver fotos de Roberto Gonzalez