Gostas de Berlim ?

Telefone
Salvar esse lugar

91 opiniões sobre Memorial do Holocausto

malclown

Devo advertir que, antes de visitar...

Devo advertir que, antes de visitar este museu, porque é um museu ao abrigo do monumento e um museu espantoso, que já sabia de antemão o que ia ver e não tanto o que me iam mostrar. O Monomento ao Holocausto é o monopólio dos extermínios, eu explico. Pensar que o Holocausto (já por si apropriando o nome desta horrível faceta humana) judio foi o maior ou o único Holocausto que aconteceu na história moderna é, na minha maneira de entender história, um erro. Sabia que, longe de pretender denunciar as barbaries que foram levadas a cabo em nome da ideologia ou da economia de guerra, o Monumento ao Holocausto Judeu seria o oposto.

Diogo Barbieri

Introspecção no Memorial

Chegar ao Memorial do Holocausto em Berlim conhecendo um pouco sobre o terror sofrido pelos judeus nas mãos da máquina nazista é uma experiência que te deixa contemplativo, indagando uma série de valores e sentimentos que são inerentes aos seres humanos.

O Memorial passa a impressão de desconforto, com estruturas retangulares que embora sejam planas e sigam uma única forma, estão distribuídas de maneira irregular e possuem tamanhos diferentes. Pode-se dizer que é representação gráfica da máquina nazista, algo ordenado e racional (dentro da lógica que seguiam) mas que perdeu totalmente o contato com a sensibilidade humana.

Mariana Vozone

Na arquitectura encontramos vários ...

Na arquitectura encontramos vários espaços diferentes e diferentes dimensoes e muitos jogos de luz.
Nas simbologias Tudo está ligado á morte dos Judeus e á negação do mundo. Tem uma sala labirintica e outra que parece um poço onde nos tentam fazer sentir como os que sofreram na altura. Este ultimo pretende ser uma alegoria á liberdade.
Impressionante, ADOREI!

Com os pés no mundo

História e beleza

O Memorial aos Judeus vítimas do Holocausto é impactante. Vários blocos de concreto em diferentes tamanhos formam um labirinto, numa sensação de sufoco.

roberta paixão

Lugar de respeito e introspecção que, infelizmente

É bastante desrespeitado pelos turistas que sobem nos blocos para tirar selfies. À céu aberto e não cobra entrada, fica perto do portão de Brandemburgo. O museu no subsolo é interessante para quem gosta de histórias e fotos, pois não tem objetos e relíquias. Os textos são em alemão e inglês, mas pode-se alugar os fones com guia em áudio com outras línguas.

Laura Kim

Em memória à história sofrida do povo judeu.

Felipe Lupusella

Memorial em memória aos judeus mortos durante regime nazista!

Wagner Barros

Refletindo

Foi incrível a experiência de estar em pleno centro de Berlin e conseguir encontrar o silêncio e refletir sobre as pessoas que sofreram com o holocausto.

Pedro Branco

Roberto Gonzalez