Gostas de Riga ?

20 opiniões sobre Riga

Ver fotos de jrambaud

Riga

Riga, é a capital da Letónia. Caminhe pela parte histórica, com ruas tranquilas e praças com jardins bem cuidados e terraços onde pode desfrutar e sentir as cores. Desde gótico à melhor coleção de edifícios Art Nouveau.
jrambaud
Ver fotos de Aleksandra Nikolajenko
Aleksandra Nikolajenko
Ver fotos de Simone Sunset

A paris do norte

Riga é a capital da Letónia, está situado no Mar Báltico, na foz do rio Daugava. E 'a maior cidade dos Estados Bálticos e um dos principais aspectos culturais, políticos e econômicos da região. Turistas chamar Riga "a Paris do Norte" por suas muitas atracções turísticas e cafés ao ar livre. Para visitar: a Catedral de Riga, a maior igreja medieval nos Estados Bálticos, Castelo de Riga, que é a residência oficial do Presidente da República da Letónia, a Igreja de São Pedro, a Catedral de St. James, que é a maior igreja católica da cidade, o Cat House, a área de prédios art nouveau.

La parigi del nord

Riga è la capitale della Lettonia; è situata sul Mar Baltico alla foce del fiume Daugava. E' la città più grande delle Repubbliche Baltiche e uno dei principali centri culturali, politici ed economici della regione. I turisti chiamano Riga "la Parigi del Nord" per le sue numerose attrazioni turistiche e per i caffè all'aperto.
Da visitare: il Duomo di Riga, la più grande chiesa medioevale dei Paesi Baltici; il Castello di Riga che è la residenza ufficiale del Presidente della Repubblica lettone; la Chiesa di San Pietro; la Cattedrale di San Giacomo che è la chiesa cattolica più grande della città; la Casa del Gatto; la zona degli edifici art nouveau.
Simone Sunset
Ver fotos de GERARD DECQ

Cidade da arte

Riga, a jovem capital da Letônia, é uma cidade emocionante, que atrai turistas. É por que o ônibus cheio de cruzeiro no Báltico descobri-lo. Eles abandonam os arranha-céus da era soviética e estão mais interessados ​​na parte antiga da cidade, cuja história remonta à Liga Hanseática. Especialmente, Riga aparece como a capital da Arte Nouveau fachadas esculpidas no final do século 19 não faltam, verdadeiras obras-primas listadas pela UNESCO.

Ville d'art

Riga, la jeune capitale de la Lettonie, est une ville passionnante qui attire les touristes. C'est par cars entiers que les croisiéristes de la Baltique la découvrent. Ils délaissent le gratte-ciel de l'époque soviétique et s'intéressent davantage à la vieille ville dont l'histoire remonte à la Ligue hanséatique. Surtout, Riga s'affiche comme la capitale de l'Art Nouveau et les façades ouvragées de la fin du 19ème siècle ne manquent pas, véritables chefs d'oeuvre répertoriés par l'UNESCO.
GERARD DECQ
Ver fotos de Alisa Kolobova

A letónia é um país da europa do nort...

A Letónia é um país da Europa do Norte. É um belo país que é definitivamente vale a pena uma visita. Suas cidades impressionado com a riqueza e beleza. Uma das cidades é visitar Riga. É a capital da Letónia. Ele é construído sobre o Mar Báltico. Note-se que Riga é uma actividade comercial, industrial, centro cultural do país. Aqui você vai encontrar um grande número de monumentos arquitetônicos e você também pode desfrutar da paisagem urbana. Então, não é por acaso que esta bela cidade atrai muitos turistas durante todo o ano. Então venha para Riga e você não vai se arrepender.

Lettonie est un pays d’Europe du Nord. C’est un superbe pays qui vaut vraiment une visite. Ses villes impressionnent par la richesses et la beauté. L'une des villes à visiter est Riga. C’est la capitale de Lettonie. Elle est construite sur la mer Baltique. Il faut noter que Riga est un centre industriel, commercial, culturel du pays. Ici vous trouverez un grand nombre des monuments d’architecture et aussi vous pourrez admirer les paysages urbanistiques. Alors c’est pas par hasard que cette superbe ville attire beaucoup de touristes toute l'année. Alors, venez à Riga et vous allez pas regretter.
Alisa Kolobova
Ver fotos de antonio luna latorre

Riga cidade cheia a contrastes

Por Riga? Eu não sou um viajante, eu não posso fingir ser algo que não sou, mas não me definir como um turista de usar. Em meu bolso com mais fome Carpanta dá para fugir para 5 noites, uma vez por ano para uma cidade europeia. Viaje com a empresa para fazer isso. I Were Bruxelas / Bruges / Ghent, Munique, Tallinn, Baviera (Rothenburg, Würzburg e Nuremberga) em quando levantou o novo destino para onde ir. Eu realmente gostei repasndola Tallinn e um programa na TVE repúblicas blticas eu me encontrei em Riga. Imagino que todos em cada momento temos alguns desejos que nos fazem abraçar ou rejeitar certas coisas. Agora eu não queria postar uma viagem. S Ok, é claro que eu gostaria de ver lugares agradáveis, mas só queria ver lugares bonitos. Ele queria explorar outras coisas, certas convenções fugir e descobrir o que que a fez me sentir. Por isso, rejeitamos Praga por exemplo, um lugar seguro para terminar a viagem, mas que não o tocou agora. Isso dá uma volta através de hordas de turistas loja e encontrar presentes e clonado colado ao lado do outro, que as cidades são linda maquiagem e tendem a agradar a perder a sua essência, por isso agora, não me apeteca. Riga é uma cidade de contrastes impiedosamente detetive Kurt Wallender ler no livro que tem estado comigo, Cães de Riga. E isso certamente é o que eu encontrei. E senti Riga sabendo não é o mesmo que o descrito no livro, a 1991 não é tão cinzento e não medida, mas ainda uma autêntica Riga. Riga é bom porque é muito sem esconder sua miséria, sem maquiagem, sentindo como ele se sente. Cheio de luz de fundo. Como se fosse uma matryoshka há muitos em Riga Rigas. Riga é como os rostos que você encontrar quando você anda. Começa a despertar o turismo ocidental. Eu me pergunto como sendo Riga dentro de 10 anos, se você perder a sua personalidade, quer ser mais um outro Brugge Praga, se explorada Tallinn como o seu vizinho, ou manter a sua maquiagem e obter condenações. Porque se algo está claro para mim que ele vai ser uma maquiagem ms e bonita. Para encontrar dever novamente. Eu vou te dizer o que eu vi e questionário sentque não coincide com o que é. Ninguém deve deixar um hotel às cinco da manhã, mas meu voo de Charleroi para Riga me HACA como sendo desrespeitoso. Em carregamento telas ler 22 graus Maiorca, Tenerife Riga 21 graus 9 graus. Foi, portanto, uma surpresa que a capital da Letónia receberia me o céu está nublado quin desencapotara quê?. Chover durante todo o dia para que eu não me amedranto. É a primeira semana de setembro e não será capaz de reclamar sobre o tempo que o resto do dia de sol um bom pique. Mas eu vou te dizer da da por que eu estava fazendo, eu não acho que você está interessado em onde e em que com todos os dias, imagine a impressão que eu mais interessado eu trago comigo. Vale a pena bien..com Lido tal como recomendado nas pessoas fórum. Bem, você ter o trabalho de escolher entre cursos de pito pito dos homens, não ter muita escolha, mas s tem wi-fi, que eu aprecio. Aponte eu não escrevo mais sobre isso. O meu hotel estava ao pé da Academia de Ciências da Letônia. Imponente edifício que deu aos russos a todos sendo n 50 pessoas. 108 metros. A verdade é que estou impressionado. E muito mais um sub quando o seu ponto de vista - 2,5 lats -. O céu muito azul, enquanto eu tentava photoshop - o céu da minha cidade, Huesca, é o leite fresco, mas leve em báltico torna especiais - um ponto de vista sem pressa, sem a confusão de caras que querem tirar a foto acima de você. As vistas são bonitas. Sempre Daugava com torres em orila. E no mercado central pé. Cruzou o mercado central toda vez que ia ou vinha do hotel. Ainda não estou claro o que eu vi. Saba Cerquita existe uma espécie de mercado negro, mercado de pulgas Latgalite e até o último dia presumi que era o que estava passando por todas as manhãs para chegar ao hangar onde as aeronaves foram mantidos durante a Primeira Guerra Mundial, e agora estão navios em que o mercado. Neste tomo depois do meu pai, eu adoro visitar os mercados, e Riga é uma explosão autêntica. Para as cores, a diversidade dos próprios hangares, para flores e tão humilde. É terrivelmente humilde e faz você imaginar como fodido que você gasta todos aqueles que têm a sua mesa posta do lado de fora na rua, com alguns frascos de conservas de frutas ou. Na maioria das mulheres mais velhas vestidas como alguém já não esperar muito. Local de impacto. As ruas estão danificados e as casas adjacentes em desuso ou abandonadas. Não é um porra de luxo. No entanto, como em toda esta cidade maravilhosa, você encontrá-lo charme e lutar Pensei em Tallinn, nas bancas de flores que estão na entrada da cidade velha, na venda idosos um punhado de rosas para completar a sua pensão invisível volva para atender o mesmo. Com as mesmas caras. E quando eu caminhava ao seu lado agitar um pensamento que vamos nos ver nesta situação, em nenhum momento?, Estamos nele? . É realmente triste. O último dia em que descobri que o mercado estava Latgalite um desconhecido para mim enquanto eu fui visitá-lo. Curioso o que tem sido um tempo. Tudo de origem duvidosa, desde bicicletas a roupa transistores soviéticos. Mas oh, não há mesmo qualquer tipo de barulho. Nem ah ou em longas filas à espera do ônibus ou na rua. É uma cidade pacífica. Como se os parques de inundações para a paz decreto. A paz que encontrei depois de muitos anos. Em apenas dez minutos, o mercado para a praça da Câmara Municipal. Mas vamos deixar isso para amanhã melhor. Uma das primeiras coisas que fiz quando cheguei em casa foi procurar uma data no google por; 23 de agosto de 1989. Vindo do Kalku iela no Monumento da Liberdade havia encontrado pegadas, ambos os pés colocados na mesma altura, e marcou no chão com a inscrição dessa data. Ele encontrou na entrada da Wikipedia que sealaba essa data como Bltica Corrente e outro Vanguard onde ele explicou que o governo catalão nos próximos dias vai levar essa cadeia como um espelho bltica para se manifestar. Enviado vergonha, senti raiva. Eu quero explicar uma viagem e não transformar isso em um debate político ou incomodar ninguém. Naquela mesma manhã tinha atingido o Museu de ocupação. Avassaladora. Duvido meus vizinhos catalães, estou Huesca, aqueles que roubam a nossa história, sem vergonha e nossa terra, estn sob condições de repressão, medo, falta de liberdade, ocupação ilegal, Tenan aqueles, a Milln e meio pessoas pacficamente escolhidos a dedo para se juntar à 600 km entre Tallinn Vilnius. Desculpe se alguém chateado com o que eu escrevi. Mas todo mundo tem seu cérebro e todo mundo vai saber como usá-lo. A partir desses traços, a poucos passos, você está no Monumento da Liberdade. Mas eu ter avançado o suficiente para dizer o que eu queria. Para chegar à cidade velha, para chegar à Praça da Câmara Municipal, ah só encontrou a casa da Irmandade dos Cabeças Negras, deve passar pelo mercado, a ponte ferroviária e caminhar cerca de cinco minutos a pé paralelo ao Daugava não, eu não vou enganar, atraente demais para chegar do outro lado da ponte de pedra, ou como dizem a Akmens inclina. Desde ah você pode ver o Monumento aos Fuzileiros que guardam a entrada do Museu da ocupação. IMPERDÍVEL. Iniciado oh sem borda aparente uma pequena viagem ao centro histórico da cidade. Ruas de paralelepípedos, esplanadas de lazer, praças cheias de vida. Um deleite. Se a cidade teve sensibilidade vai sentir inveja, o ciúme das Casas da Fraternidade. Todas as imagens, os olhares, a admiração é para eles realmente é que o Plaza é uma beleza, pequeita, aparentemente, era o centro da vida medieval todos, mas diminuiu mover o cais mercado. No centro a estátua de Roldn, casas de cravos pode nada, mas se render a eles. Bellsimas. O lugar parece uma via para os moradores e um lugar de deleite para aqueles que os visitam. A ladito, tímido, como se deve ser esquecido é o segundo selo no chão de Riga. É uma placa marcando onde ah foi feita a primeira árvore de Natal ao ar livre como a conhecemos. Mesmo ao lado da praça é a Igreja de San Pedro. Dizem que as melhores fotos de Riga são tomadas a partir da torre sineira. Eu digo que o maior assalto da Riga me fez ah. 5 lats, mais de 6 euros, subir a torre. Você monta em um elevador, claro que não escalar até que você tenha o maior número de enchimento desavisado. S Fotos são legais, mas eu me senti mais confortável na Academia de Ciências. Agrupadas tirou algumas fotos e logo sobe novamente carregado o elevador quase nomeia você a abandonar a casa. A igreja em si não tem nada ou pelo menos nada NÃO ENCONTRADO. Deixando meu menos Segua cartera..al olhar ah. Riga está geminada com Bremen. Ribeirinhos da igreja de São Pedro encontraram uma escultura de músicos com barracas de souvenirs. Quero viajar para Bremen para me adiantar como meus desejos e eu imortalizado com músicos em Riga. Não quero que nunca acabar com a cidade velha. Callejeas, uma aqui você vê que a bela ea esquerda é misto, você chegar à praça onde o edifício Liv gatos, um dos símbolos das mentiras da cidade. Esta é uma outra praça Glamour. Estou tentado e sucumbir. Eu ficar um tempo sentado assistindo a vida corre lá fora. Na praça estão os edifícios das alianças. Existe uma lenda de gatos e caudas a maior aliança ... mas é que as lendas são lendas. Outro lugar lindo é a praça da catedral. Mas que merda não é bonito aqui? . A igreja de St. Jacob quer ser notado com seu acabamento em uma torre de ponta de lápis verde. O castelo nos limites da Cidade Velha. As casas dos três irmãos que abriga sendo n o Museu de Arquitetura. Mais curioso do que bonito, como se uma criança havia pintado há séculos em formulários de papel sem proporções. A casa é o irmão mais novo do médio verde, amarelo e branco da mais alta. Para mim, apesar de ser o irmão mais velho, o que eu mais gosto é o mediano..maldita ele. Então você acabou de começar a provar a maravilhosa cidade velha você percebe que finaliza. E você se apressar um pouco mais e andar os seus passos, e acho que volta à noite. Quase nenhuma luz chavismo, pelo menos, os meus olhos míopes precisam de muito mais luz. Crise, crise maldita. A cidade velha de Riga é como suas mulheres. Bela porque eles são lindos. Você observa sem frescuras, sem maquiagem tentando fazer milagres, e eu me pergunto. Ele é orgulhoso. Mostra os mais belos pátios com desamparado de Deus. Tudo exposto aos nossos olhos. Para a nossa percepção. Vamos para onde deixá-lo. Estbamos em Kalku iela preso com pegadas no chão. Inicia uma Riga separado. Com mais espaço, mais verde, mais jovem. Passos monumento à liberdade. 42 metros de altura encimado pela figura de Milda. Antes passamos ao longo do canal. Um canal era uma vez um fosso. Estamos onde anteriormente os baluartes defensivos da cidade estava. São 3 km de canal em uma jornada apetitoso, especialmente um que nos leva através do parque Bastejkalns. Na minha peça eu levá-lo, levá-lo e leite é bom, você pode ver casais lá fora jogando tarde letão, imagino que essas noites são deixados com um sol. Cores de flores, estátuas escondidas, mini ponte cheia de promessas de amor verdadeiro, a ópera de lado, as últimas brasas defensivas da cidade para outra - torre de pólvora -. Você olha como você gastou um mundo maravilhoso que não que não é mais. Por um momento, minha mente é apagada dos contrastes desta cidade. Tudo é harmonia. E muito, muito poucas vezes eu senti que durante a minha estadia. Bem além disso, eu não vou enganar. Esta área da cidade tem mais vida, mais cores, não apenas parques, mas porque parece mais dinâmica, mais jovem, e um um olho errante, s se não for bom ou mau grado, na preciosidade de mulheres andar pela cidade. Muito perto da Torre de pólvora encontrou o portão sueco, o único remanescente de 8 portas tena antiga cidade de Riga. Quanto portas e paredes Riga pouco ou nada pode competir com os meus destinos anteriores Tallinn ou Rothenburg los estn muito orgulho disso, mas vai se muitos de vocês vão se lembrar Riga não será pelo Portão sueco, mas o conjunto de edifícios Art Nouveau que nos esperam no iela Elizabetes e Alberta iela Dizem que um bispo chamado Alberto foi o fundador da cidade e, portanto, se recusou a dar seu nome a uma das ruas mais bonitas, e fé que eles conseguiram. Lembre-se você ficar cansado de andar naquele dia, eu me lembro de ir à feira na bateria móvel, a foto da câmera e câmeras de vídeo. Lembro-me do sol impeda sacase fotos como memória pretendido e ainda sobrecarregar. Esses caras me olhou alentndome poucos, outros advirtindome. Cada fachada história. Competindo lado a lado. Ou os cúmplices que sabem que despertam admiração. E ah mesma, juntamente com tal beleza aparece contraste Contino Riga, com um pátio, com outra fachada hurfana cuidado. Não mimos. Mais cedo, naqueles parques que guardam o canal, que se reuniu com a Catedral Ortodoxa e um pouco mais para a frente com o hotel Radison Azul, que tem um outro ponto de vista, com vista para os detalhes da cidade e descuidos. O Daugava'll dizer o que me levou a daugava Um companheiro nas minhas idas e vindas do centro para o hotel. A fronteira, uma xícara de café relaxante sem leite, a melhor foto da cidade, onde a inclinar-se a ver os comboios passar, um sonho do Kristap gigante meu fim de Riga. Nunca pensei que fosse tão grande. Isso acontece porque o meu ro é o Isuela, ou porque os rios são minha niez Ebro e Arlanzn. Um agora eu mal posso imaginar completamente congelado. Do outro lado do rio, do outro lado da ponte Akmens, e depois de deixar os ATRS nacionais biblioteca, nós tropeçamos em cima do monumento à vitória. Órfão de sendo n Querida, escoltado por soldados soviéticos estátuas e referências à terra mãe russa. Encontrei-o no trabalho. Barran parque três senhoras. Você não ouve nada além dos motores de automóveis. Você tem que se beliscar para saber que você re ah. Mal conservados calçadas, a falta de habitação. É bastante um grande parque com sb hotel de palpite. Vá de ônibus e parar no meio do nada. de onde essas pessoas? IRN DNDE?. Não é um bairro com casas de madeira que têm mais de 200 anos. Eu não sabia que encontrá-lo. Você já disculpareis. Quando você se senta desse lado, um mais tranqüilo, o rio, na margem direita, em frente ao Castelo de pensar que merda maravilha. O Daugava com o perfil traçado por torres de Riga, e que o Céu que lutar uma e outra vez para fazer única cada instantâneo. É um daqueles sentimentos que você quer se lembrar para sempre. A beleza não tem mais complicações. Eu me senti muito bem. Se você se deparar com o rio, na margem, com mais vida na cidade, em frente ao castelo também ficando em uma urna no Grand Kristap. Eu parecia lenda muito simptica. Além disso, se você passear lá fora e saber o que vai sempre olhar com novos olhos para grandulln carregando em seus ombros uma criança. Gigantn Kristap era que, antes das pontes sobre o Daugava foi quin aconteceu com pessoas de Riga por diante foram construídas. Um dia eu ajudar uma criança a atravessar o rio, deu-lhe comida e Refugi. Na manhã seguinte, eles têm que Kristap amanheceu com um saco de moedas de ouro, que eventualmente foram aqueles que financiou a construção da primeira ponte na cidade. Curiosa lenda não? Hey! Já Sabis outra coisa. Meus últimos lats 5 conta como empregadas em um cruzeiro de 1 hora na Daugava. Eu recomendo fortemente. Foi a minha maneira de dizer adeus à cidade, longe das ruas de paralelepípedos, ou olhos de seus fachadas art nouveau vivo. Como o sol estava indo memórias Pona tatuagem. Riga é uma cidade com fotografias, vivendo ao ritmo de rostos impassíveis. Onde as mulheres, me deu a sensação, puxando o carrinho. É uma cidade onde a poças resistir DAS calçadas, feriu mais de tentar aliviar a juventude. Eu li e eu olho pretensioso, eu passei cinco dias apenas leites s qu Riga? Nada. Só que, se você abrir os olhos você vai gostar.

Riga una ciudad llena de contrastes

¿Por qué Riga?
No soy un viajero, no puedo pretender ser lo que no soy, pero tampoco me defino como un turista al uso. A mi bolsillo con más hambre que Carpanta le da para hacer una escapada de 5 noches una vez al año a una ciudad europea. Viajo con la compañía que me hago.

Fueron Bruselas/Brujas/ Gante, Munich, Tallinn, Baviera(Rothemburg,Wurzburg y Nuremberg)… desde hace tiempo me planteaba el nuevo destino a dónde ir.

Me gusto mucho Tallinn y repasándola en un programa de tve sobre las repúblicas bálticas me encontré con Riga. Imagino que cada uno en cada momento tenemos unas apetencias que nos hacen abrazar o rechazar ciertas cosas. Yo ahora mismo no quería un viaje de postal. Vale sí, claro que me gusta ver sitios bonitos, pero no quería ver exclusivamente sitios bonitos. Quería descubrir otras cosas, huir de ciertos convencionalismos y descubrir lo que eso me hacía sentir. Por eso rechace Praga por ejemplo, un lugar donde seguro que acabaré viajando , pero al que ahora mismo no le tocaba. Eso de pasear entre hordas de turistas y encontrarte tienda de regalos pegadas y clonadas unas junto a otras, de que las ciudades se maquillen y caractericen para agradar perdiendo su esencia, eso ahora, no me apetecía.

“Riga es una ciudad de contrastes sin misericordia” le leía al detective Kurt Wallender en el libro que se ha venido conmigo, Los perros de Riga. Y ciertamente es lo que he encontrado. Y la Riga que he intuido conocer no es la misma que describe el libro, la de 1991, no es tan gris y no esta tan alejada , pero sigue siendo una Riga auténtica.

Riga es bonita porque es bonita, sin ocultar sus miserias, sin maquillajes, sintiéndose tal como se siente. Llena de contraluces. Como una si de una Matrioska se tratase existen muchas Rigas dentro de Riga. Riga es como los rostros que te cruzas cuando la caminas.

Empieza a despertar al turismo occidental. Me pregunto cómo será Riga dentro de 10 años, si perderá su personalidad, si será otra Praga otra Brujas, si se explotara como su vecina Tallinn, o si conseguirá maquillarse y mantener sus convicciones. Porque si algo tengo claro es que va a maquillarse y ponerse aún más guapa.

Para averiguarlo deberé volver.

Os voy a contar lo que vi y sentí…que quizá no coincida con lo que es.

Nadie debería abandonar un hotel a las cinco de la mañana pero mi vuelo de Charleroi a Riga me hacía ser así de irrespetuoso. En las pantallas de embarque leía Mallorca 22 grados, Tenerife 21 grados… Riga 9 grados.

No fue pues una sorpresa el que la capital letona me recibiese con el cielo esta encapotado ¿quién lo desencapotara?. Lluvia todo el día lo que no me amedranto.

Es la primera semana de Septiembre y no voy a poder quejarme del clima puesto que el resto de los días lucio un bonito sol .

Pero no os voy a contar día por día lo que me fui haciendo , no creo que os interese dónde y el qué comí cada día, imagino que os interesará más la impresión que me traigo.
Bueno vale bien..comí en el Lido como recomendaba la gente del foro. Bien, te saca del apuro de elegir a pito pito entre los platos del menú, no es que tengan mucha variedad, pero sí tienen wifi que se agradece. Punto no escribo más sobre esto.

Mi hotel estaba a los pies de la Academia de las Ciencias de Letonia. Imponente edificio que regalaron los rusos allá por los 50 al pueblo letón. 108 metros. La verdad es que me impresiono. Y mucho más aún cuando subí a su mirador - 2,5 lats - . El cielo muy azul, como tratado con photoshop, - el cielo de mi ciudad, Huesca, es la leche de chulo pero la luz en los bálticos los hace especial - un mirador sin prisas, sin el ajetreo de tipos que quieren sacar la foto por encima de ti. Las vistas son hermosas. Siempre el Daugava con sus torres en la orila. Y a los pies el mercado central.

Atravesaba el mercado central cada vez que iba o venia del hotel. Todavía no tengo muy claro lo que vi. Sabía que cerquita existía una especie de mercado negro , el mercadillo de Latgalite, y hasta el último día di por supuesto que era lo que atravesaba cada mañana hasta llegar a los hangares ,donde durante la Primera guerra mundial se guardaban los dirigibles, y ahora son naves donde se encuentra el mercado.

En esto he salido a mi padre, me encanta visitar los mercados, y el de Riga es una auténtica gozada. Por los colores, por la diversidad, por los propios hangares, por las flores… y por lo humilde. Por lo terriblemente humilde que es y que hace que imagines lo jodido que lo pasan todos aquellos que tienen su mesa puesta fuera, en la calle, con unas pocas frutas o tarros de conservas. En su mayoría mujeres de avanzada edad vestidas como alguien que ya no espera demasiado.

El lugar impacta. Las calles están deterioradas, y las casas colindantes en mal estado o abandonadas. Ni un jodido lujo. Y sin embargo , como en toda esa maravillosa ciudad, le encuentras su encanto y su pelea

Pensaba en Tallinn, en los puestos de flores que hay en las entrada a la old town, en ancianos vendiendo un puñado de rosas para completar sus invisibles pensiones, volvía a encontrarme con lo mismo. Con los mismos rostros. Y cuando paseaba por su lado me sacudía un pensamiento “¿nos vamos a ver nosotros en esta situación dentro de nada?, ¿estamos ya en ello?” . Es realmente triste .

El último día descubrí que el mercado de Latgalite aún era desconocido para mi así que me fui a visitarlo. Curioso lo es un rato. Todo de dudosa procedencia, desde bicicletas a transistores a ropajes soviéticos. Pero incluso ahí no existía ningún tipo de alboroto.

Ni ahí ni en las larga filas a la espera del autobús ni en las plazas. Es una ciudad apacible. Como si los parques que la inundan decretasen paz. Una paz que han encontrado tras muchos años.

En escasos diez minutos llegamos del mercado a la plaza del ayuntamiento. Pero eso lo dejamos para mañana mejor.

Una de las primeras cosas que hice cuando llegue a mi casa fue buscar una fecha en google; 23 de agosto de 1989.

Llegando desde la Kalku iela al monumento de la libertad había encontrado unas huellas, dos pies situados a la misma altura, y marcados en el suelo con la inscripción de esa fecha.
Encontré en la Wikipedia una entrada que señalaba esa fecha como la Cadena Báltica y otra de la Vanguardia donde explicaba que el gobierno catalán en los próximos días va a tomar dicha Cadena báltica como espejo para manifestarse.

Sentí vergüenza, sentí rabia. Quiero explicar un viaje y no convertir esto en un debate político ni molestar a nadie.

Esa misma mañana había llegado del Museo de la Ocupación. Sobrecogedor. Dudo mucho que mis vecinos catalanes, soy oscense, esos que se apropian de nuestra historia sin rubor y de nuestra tierra, estén en las condiciones de represión, miedo, carencia de libertad, ocupación ilegal, que tenían todos aquellos, el millón y medio de personas que se cogieron pacíficamente de la mano para unir los 600 km que separan Tallinn de Vilna.

Siento si molesto a alguien con lo que escribí. Pero cada cual tiene su cerebro y cada cual sabrá como lo usa.

Desde esas huellas, a pocos pasos, te plantas en el Monumento a la libertad. Pero me he adelantado bastante a lo que quería contaros.

Para llegar a la old town, para llegar a la plaza del ayuntamiento, justo ahí se encuentran la casa de la Hermandad de los Cabezas Negras, debía atravesar el Mercado, el puente del ferrocarril y andar como unos cinco minutos por un paseo paralelo al Daugava sin, no os voy a engañar, excesivo atractivo hasta llegar justo frente al puente de piedra, o como dicen ellos el Akmens tilts. Desde ahí puedes ver el Monumento a los Fusileros que custodian la entrada al Museo de la Ocupación. MUST SEE.

Comienza ahí, sin aparente frontera un pequeño viaje al corazón histórico de la ciudad. Calles adoquinadas , terrazas donde cenar placenteramente, placitas llenas de vida. Una delicia.

Si el Ayuntamiento tuviese capacidad de sentir sentiría envidia, celos de las Casas de la Hermandad. Todas las fotos, las miradas, las admiraciones son para ellas La verdad es que la Plaza es una belleza, pequeñita, por lo visto era el centro de toda la vida medieval pero al trasladar el mercado al muelle menguo . En el centro la estatua de Roldán , de las casas de las Cabezas negras no puedo mas que rendirme ante ellas. Bellísimas. La plaza parece un lugar de paso para los locales y un lugar de deleite para quienes les visitamos. A un ladito, timida, como queriendo pasar desapercibida encontramos la segunda señal en el suelo de Riga. Es una placa que marca que ahí fue donde se puso el primer árbol de navidad exterior tal y como lo conocemos ahora.

Al ladito de la plaza esta la Iglesia de San Pedro. Dicen que las mejores fotos de Riga se sacan desde su campanario. Digo que el mayor robo de Riga me lo hicieron ahí. 5 lats, más de 6 euros, por subir al campanario. Te montan en un ascensor ,naturalmente no subes hasta que otros tantos incautos lo hayan llenado. Las fotos son chulas sí, pero me sentí más a gusto en la Academia de las Ciencias. Apelotonados sacamos unas fotos y al poco sube de nuevo cargado el ascensor que casi te nomina para que abandones la casa. La iglesia en si no tiene nada, o al menos no le encontré nada. Al salir busque mi cartera..al menos seguía ahí.

Riga esta hermana con Bremen. Bordeando la iglesia de San Pedro encontramos una escultura de los “músicos” junto a puestecillos de recuerdos. Quiero viajar a Bremen así que me adelanto a mis deseos y me inmortalizo con los músicos en Riga.

No quieres que se acabe nunca el casco antiguo. Callejeas, observas que aún aquí se entremezcla lo hermoso y lo abandonado, llegas a la Plaza Liv donde se encuentra el edificio de los gatos, uno de los símbolos de la ciudad. Esta es otra plaza coqueta . Me tienta y sucumbo. Me quedo un rato sentado viendo como discurre la vida por ahí. En la plaza están los edificios de los gremios. Existe una leyenda de los gatos sus colas y el gremio mayor...pero es que las leyendas leyendas son.

Otro lugar precioso es la plaza de la catedral. Pero ¿Qué cojones no es bonito aquí? . La iglesia de San Jacobo quiere hacerse notar con su torre acabada en una punta de lápiz verde. El castillo a los límites de la ciudad vieja. Las casas de los tres hermanos que alberga el Museo Letón de Arquitectura. Mas curiosas que bonitas, como si un niño hubiese pintado hace siglos en un papel formas sin proporciones. La casa del hermano joven es la verde, la amarilla del mediano y la blanca la del mayor. A mi, a pesar de ser el hermano mayor, la que me gusta más es la del mediano..maldita sea.

Tan apenas has comenzado a degustar el hermoso casco antiguo te das cuenta que finiquita. Y apuras un poco más y caminas sobre tus pasos, y piensas en volver por la noche. Casi sin luz ..porque al menos mis ojos de miope necesitaban mucha más luz. Crisis, maldita crisis.

El casco antiguo de Riga es como sus mujeres. Hermosas porque son hermosas. Que observas sin adornos,sin maquillajes que intentan hacer milagros, y te maravilla . Es orgulloso. Muestra lo más hermoso junto a patios dejados de la mano de Dios. Todo expuesto a nuestras miradas. A nuestra percepción.

Volvamos dónde lo dejamos.

Estábamos en la Kalku iela, detenidos ante unas huellas en el suelo. Comienza una Riga distinta. Con más espacio, más verde, más joven.

A pocos pasos el monumento a la libertad. 42 metros de altura coronadas por la figura de MIlda. Antes hemos pasado sobre el canal. Un canal que antes era un foso defensivo. Estamos donde antes se levantaban los baluartes defensivos de la ciudad. Son 3 km de canal en un recorrido apetecible, sobre todo el que nos lleva por el parque Bastejkalns.

A mi me toco pasearlo, y pasearlo es la leche de bonito, puedes ver parejas de letones echando por ahí la tarde, imagino que estas tardes que aún les quedan de sol. Colores de las flores, estatuillas escondidas , un mini puente lleno de promesas de amor verdadero, la Opera a un lado, el último rescoldo defensivo de la ciudad a otro - la torre de la pólvora - . Pareces que has pasado de un mundo maravilloso a otro distinto que no deja de serlo. Por un instante se borra de mi memoria los contrastes de esta ciudad. Todo es armonía. Y pocas , muy pocas veces he sentido eso durante mi estancia. Bueno además no os voy a engañar. Esta zona de la ciudad tiene más vida, más colores, no solo por los parques sino porque me parece más dinámica, más joven, y a uno se le van los ojos , ya no sé si queriendo o sin querer, en las preciosidad de mujeres que caminan por esa ciudad.

Muy cerquita de la Torre de la pólvora encontramos la Puerta Sueca , la única que se conserva de las 8 puertas que tenía la ciudad antigua de Riga. En cuanto a puertas y murallas poco o nada puede Riga competir con mis destinos anteriores – Tallinn o Rothemburg – ellos están muy orgullosos de ella pero vamos si muchos de vosotros vais a recordar Riga no va a ser por la Puerta Sueca sino por la colección de edificios Art Nouveau que nos esperan en las Elizabetes iela y la Alberta iela

Cuentan que fue un obispo llamado Alberto el fundador de la ciudad y por eso quisieron dar su nombre a una de las más bellas calles, y a fe que lo consiguieron.
Recuerdo que llegue cansado de caminar ese día, recuerdo que iba con la batería justa en el móvil , la cámara de fotos y en la videocámara. Recuerdo que el sol impedía que sacase las fotos como pretendía y sin embargo recuerdo sobrecogerme. Esas caras me miraban alentándome unas , otras advirtiéndome. Cada fachada una historia. Una junto a otra rivalizando. O cómplices de la admiración que saben que despiertan. Y ahí mismo , junto a tanta belleza aparece el contraste continúo de Riga, con un patio , con otra fachada huérfana de cuidados. Sin mimos.

Antes, en esos parques que custodian el canal , nos hemos encontrado con la catedral ortodoxa y un poco más adelante con el hotel Radison Blue el cual tiene otro mirador con vistas a esta ciudad de detalles y descuidos.

El Daugava… os cuento qué supuso para mí el Daugava

Un compañero en mis idas y venidas del centro al hotel. Una frontera , un relaxing sin cup of café con leche, la mejor foto de la ciudad, dónde apoyarse a ver pasar los trenes, un sueño del gigante Kristap, mi punto y final a Riga.

Nunca pensé que fuese tan inmenso. Eso me ocurre porque mi río es el Isuela , o porque los ríos de mi niñez han sido el Ebro y el Arlanzón. Aún ahora me cuesta imaginarlo completamente helado.

Al otro lado del río, cruzando el puente Akmens, y tras haber dejado atrás la biblioteca nacional, nos damos de bruces con el monumento a la victoria. Huérfano del cariño letón, escoltado por estatuas de soldados soviéticos y de referencias a la madre patria Rusa. Lo encontré en obras. Barrían tres señoras el parque. No se oye nada más allá de los motores de los coches. Tienes que pellizcarte para saber que estás ahí. Aceras mal cuidadas, ausencia de viviendas. Es todo un gran parque con algún hotel que se adivina. Pasan los autobuses y paran en medio de la nada. ¿de dónde sale esa gente? ¿dónde irán?.
Hay un distrito con casas de madera que tienen más de doscientos años. No supe encontrarlo. Ya disculpareis.

Cuando te sientas a ese lado , aún más pausado, del río , justo en la orilla, justo frente al Castillo piensas “Joder que maravilla”. El Daugava junto con el perfil de Riga dibujado por sus torres, y ese cielo que pelea por hacer una y otra vez única cada instantánea. Es una de esas sensaciones que quieres recordar para siempre. La belleza no tiene más complicaciones. Me sentí bien.

Si vuelves al otro lado del río, a la orilla con más vida de la ciudad, también frente al castillo vas a encontrar en una urna a el Gran Kristap. Me pareció muy simpática la leyenda. Además si paseas por ahí y sabes de qué va siempre miras con otros ojos al grandullón que lleva sobre sus hombros a un niño.

Kristap era un gigantón que antes que se construyesen los puentes sobre el Daugava era quién pasaba a la gente de Riga de un lado a otro. Un día ayudo a un niño a cruzar el río, le dio comida y refugió. A la mañana siguiente, cuentan, que Kristap amaneció junto a una bolsa con monedas de oro, que a la postre fueron las que financiaron la construcción del primer puente de la ciudad.
Curiosa leyenda ¿no? ¡Ey! Ya sabéis algo más.

Mi último billete de 5 lats lo emplee en un crucero de 1 hora por el Daugava. Lo recomiendo fervientemente. Era mi forma de decir adiós a la ciudad lejos de las calles adoquinadas, o de las miradas vivas de sus fachadas art nouveau. A medida que se ponía el sol iba tatuando recuerdos.

Riga es una ciudad que tiene fotografías , que vive al compás de rostros impasibles. Dónde las mujeres , me dio la sensación, tiran del carro. Es una ciudad dónde los charcos de las aceras resisten días, con heridas que los más jóvenes tratan de aliviar.

Me leo y me parezco pretencioso, únicamente estuve cinco días ¿qué leches sé de Riga? Nada. Simplemente que si abres los ojos… la vas a disfrutar.
antonio luna latorre
Ver fotos de Lidia

Hotel riga antigo palácio

Excelente hotel em Riga, localizado a cinco minutos do centro da cidade, com um serviço excelente, limpo, bom café da manhã ... totalmente recomendado.

Hotel old riga palace

Excelente hotel en Riga, situado a cinco minutos del centro, con excelente atención, limpieza, buen desayuno... totalmente recomendable.
Lidia
Ver fotos de Jesús Salinero Ramírez

Surpreendente

Quando você está lá muda sua percepção da cidade.

Asombrosa

Cuando estás allí cambia tu percepción de la ciudad.
Jesús Salinero Ramírez
Ver fotos de Erika

Bltica perla

Cidade Romntica que perdeu

Perla báltica

Romántica ciudad por la que perderse
Erika
Ver fotos de Carmen Canto

Riga

Os grupos mais importantes casas Art Nouveau é preservada.

Riga

El grupo de casas Art Nouveau mas importante que se conserva.
Carmen Canto
Ver fotos de maria jesus junquera garcia

Parque em riga otoo

PARQUE EM RIGA Otoo