Estádio Panatenaico

15 opiniões sobre Estádio Panatenaico

Voltei por um momento a 1896 e...

Voltei por um momento a 1896 e imaginei-me a participar nos Jogos Olímpicos. Embora o estádio seja muito mais pequeno do que qualquer um dos actuais, impressiona imaginar como naquela altura toda a gente se levantava e aplaudia os vencedores. Fascinou-me ver como aquele estádio era simples, e como não, o anagrama dos JO, os cinco anéis olímpicos. Na entrada podem ver 4 pedras lapidadas com todos os JO da história desde 1896 até os dias de hoje. Conto-vos alguns factos de que irão gostar, seguramente. Os primeiros Jogos Olímpicos do Verão foram celebrados em Atenas entre 6 e 15 de Abril de 1896 e o rei Jorge I da Grécia inaugurou-os.

Estádio Panathinaik

Realmente este estádio é mais conhecido como Panathinaikos, e não como Olímpico de Atenas. O curioso deste lugar é que tudo é feito de mármore, é lindo. Ao entrar, perguntam qual é a sua língua e quando você paga te dão uma áudio-guia. O estádio esta dividido em partes e numerado desde o nº 1. Você só tem que segui-los, ativar e parar o áudio-guia. É muito prático, eu gostei muito que me explicaram a história sem ter que pagar mais do que a entrada. Eu recomendo ir a pé, sem se preocupar se está indo bem, pois está acima de uma grande subida, e sempre parece que você esta indo pelo lado errado.

Estádio Panathinaiko.

Ao sul do centro histórico de Atenas está um dos monumentos mais importantes das Olimpíadas, o Estádio Panathinaiko. Visto através dos olhos do século XXI, pode parecer um tanto solitário e pequeno, no entanto ali cabem umas 60 mil pessoas. Foi feito de mármore e construído entre 1869 e 1870. No entanto, o seu momento de glória veio em 1896, justamente quando se celebraram os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna. Honestamente, é um dos pontos mais interessantes de Atenas. Só se pode ver o estádio de fora e não deixam nem a gente se apoiar no muro. Se você tem pouco tempo na capital da Grécia,

Cenário dos primeiros jogos Olímpicos em 1896.

Estádio Panatenaico, cenário dos primeiros jogos Olímpicos em 1896.

Informação Estádio Panatenaico