A Cúpula da Rocha

16 opiniões sobre A Cúpula da Rocha

Sensacional!

O lugar mais sagrado e delicado da terra. É um local totalmente muçulmano embora judeus e outras pessoas também podem entrar, mas é fácil de encontrar problemas caso não seja discreto. Judeus que vão lá vão com escolta dos soldados de Israel. Existem alguns "policiais/fiscais" muçulmanos que ficam de olho nas vestimentas principalmente feminina (se tiver de legging tem que colocar um lenço, nada de roupas justas!). No dia que fui um rapaz nos insultou, fazendo sugestão de nos cuspir, não podemos fazer nada afinal, ali e o lugar deles. Fora isso, estar no local onde esteve/estaria a arca da aliança do tempo de Salomão é incrível.

Exemplo representativo do Islão

A Mesquita de Omar ou Domo/Cúpula da Rocha é o mais antigo e mais importante exemplo representativo do Islão, com uma mistura de arte bizantina e persa, embora os seus arquitectos fossem cristãos. Foi edificada por Abd el Malik. Chegando a Jerusalém de autocarro, o mais chamativo ao longe é a cúpula dourada da mesquita de Omar.

É muito emocionante e interessante aproximar-se para ver o corte e ajuste dos mosaicos na pedra e a variedade de cores que usaram para a construir. Uma pena é que normalmente não se pode ter acesso a ela pela continuidade dos rituais árabes que se realizam.

Informação A Cúpula da Rocha