7 opiniões sobre Bonampak

Bonampak

Frescos de Pinturas Murais!

Falamos das ruínas de uma antiga cidade maia no meio da floresta, a cerca de 30 km de Yaxchilán, em Chiapas, bem perto da fronteira com Guatemala. Na minha viagem ao México e Guatemala visitei muitas ruínas, mas nenhuma como essa, embora haja uma esteira com a imagem esculpida de um rei maia que faz lembrar bastante aquelas que foram encontradas em Quiriguá (Guatemala). Na verdade, você só pode visitar a Plaza Central, porque o resto ainda está em processo de descobrimento e escavação, escondido pela vegetação.
Bonampak é famoso por seus frescos das pinturas murais (a partir de 790 d.C) que foram encontrados no interior do agora chamado "Templo de Murais" (estrutura 1). Dentro do templo, você tem que ir em grupos de 3 ou 4 pessoas no máximo. As cenas que se representam são modos de vida dos governantes, sacerdotes e réis desta cidade, o sacrifícios humanos e cenas de guerra. Acho incrível e apaixonante a cultura maia, e como naquela época poderiam ter tantos conhecimentos sobre matemática, escrita e astronomia, assim como sua completa organização governamental e social.

Ruinas De Bonampak

Depois de visitar as ruínas de Yaxchilan(México), fomos visitar Bonampak dentro da mesma excursão de um dia que contratamos em Palenque.
O que mais se destaca nas ruínas de Bonampak são os afrescos em seu interior, que são os mais bem preservados da América pré-hispânica.
As ruínas estão em território Lacandon e para acessá-las, tivemos que mudar de veículos, uma vez que são os únicos que têm autorização para explorar essa área.
A excursão para visitar as ruínas de Yaxchilan e de Bonampak nos custou 550 pesos/pessoa (Maio de 2010).

Mais selva

Bem depois de Palenque, e quanto mais você avança, mais você entra na selva. É impressionante ver todo o verde ao redor e de repente encontrar essas maravilhas, onde há muitos anos uma grande civilização habitou. O mais representativo de Bonampak são seus afrescos no interior das cavernas, que mostram a organização e os costumes dos maias. Inacreditável.

Informação Bonampak