Gaztelugatxe

146 opiniões sobre Gaztelugatxe

Um sitio incrivelmente bonito e também mágico

Por uma estreita faixa de terra, e depois de subir 237 degraus, chega-se a esta pequena ilha onde se situa a eremita dedicada a San Juan (São João), e que provem do século X. Junto à ilha vizinha de Aqueche, formam um biótopo protegido, que se estende desde Baquio até ao cabo Machichaco, no Golfo de Vizcaya, zambujeiros, urzes, carvalhos, formam parte do endemismo basco. Um sitio incrivelmente bonito e também mágico.

Gaztelugatxe!

Em todo momento da minha viagem ao fascinante País Basco minha amiga que vive na região dizia: precisamos ir em Gaztelugatxe!
E eu não dava muita atenção, na verdade eu nem conseguia entender as letras que estavam contidas nessa palavra que, quando ela pronunciava me soava o que realmente é: uma língua estranha, o Euskera, a língua Basca. Meu amigo Basco me explicou que a palavra Gaztelugatxe é uma composição do ”Gaztelu” que significa castelo e ”aitz” que significa rocha.
Ao chegar em Gaztelugatxe não precisei de mais que segundos para entender o porquê da ansiedade dela em me levar naquele lugar. Gaztelugatxe é um lugar extremamente belo! Uma igreja muito antiga em cima de uma rocha no meio do mar com acesso por uma escadaria de pedras estreitinha e longa na costa Biscaia.

Um lugar incrível

San Juan de Gaztelugatze é um lugar incrível onde se construiu uma ermida, onde segundo a lenda, esteve o próprio São João Baptista. De facto, até se diz que há ali uma pegada dele.

Encontra-se no município de Bermeo (Biscaia) e fica perto de Bakio, uma povoação costeira também muito bonita.

À ermida, também se diz que iam rezar as mulheres dos pescadores, para que os seus maridos regressassem sãos e salvos do mar.

Um lugar que me enfeitiçou

É impossível pedir a alguém uma descrição de San Juan de Gaztelugatxe. Uns falarão das 231 escadas, outros da eremita com o som do seu sino, e alguns nomearão ainda os olhos da sua ponte... Para mim, a fusão do ar, mar, terra e emoções... Um lugar que me enfeitiçou e ajudou a reencontrar-me em cada momento.

Informação Gaztelugatxe