20 opiniões sobre Parque Nacional Itatiaia

Na trilha do Véu da Noiva

Atravessando a Mata Atlântica por trilhas que serpenteiam por dentro da Serra da Mantiqueira, podemos encontrar verdadeiras preciosidades da natureza dentro da primeira unidade de conservação do Brasil, o Parque Nacional de Itatiaia. Este possui diversas atrações e opções de estadia dentro da própria unidade, o que é um diferencial. Mas as atrações do mesmo são sem dúvida, as suas cachoeiras e piscinas naturais.
No verão de 2013/2014 tive a oportunidade de visitar a parte baixa do parque (o mesmo é dividido assim de acordo com suas entradas e ecossistemas, na baixa predomina a Mata Atlântica e cachoeiras, perfeitas aos banhistas no verão; já na parte alta, predomina o ecossistema de altitude ideal para os amantes do montanhismo) e conhecer a Cachoeira Véu da Noiva, uma da joias do parque.

Parque Nacional do Itatiaia - Parte Alta

O Parque Nacional do Itatiaia é o primeiro Parque Nacional brasileiro, a parte alta do parque esta localizad na cidade de Itamonte em MInas Gerias, é nela que ficam as travessia de Serra Negra, Ruy Braga e as trilhas para o Pico das Agulhas Negras, Pico das Prateleiras, Asas de Hermes, Ovo da Galinha entre outros. Para quem gosta de aventura vale muito a pena conhecer esse pedaço do parque que respira aventura.

Parque Nacional de Itatiaia

Existem lugares que nos fazem bem. Temos vários e vários lugares assim por aí, no Brasil, no mundo, ou no quintal de casa. Mas alguns lugares, inexplicavelmente, nos marcam de forma mais profunda que outras.

Para mim, o Parque Nacional de Itatiaia é assim. Quando eu era pirralha, meu pai sempre nos falava que nos levaria num lugar super legal que ele havia conhecido enquanto jovem. Contava de um lugar muito bonito e super frio, onde ele havia subido uma montanha e assinado um livro. Eu, que desde pequena já adorava esse tipo de lugar, ficava encantada e ansiosa em conhecer esse lugar!

No fim, devido a correria e acontecimentos da vida, eu e meus irmãos crescemos sem conhecer o parque até nos tornarmos adultos.

Montanhas encantadas

Estive algumas vezes nesse lugar , chamado Fragaria , perto do lugarejo chamado Campo Redondo.
A água é transparente , leve e sempre esta em movimento correndo pra algum lugar....O céu de dia é azul e de noite estrelado. O verde das plantas é forte e tem cheiro de mato . As pedras são maleáveis , com formas arredondadas onde os pés da gente adaptam-se facilmente quando andamos descalça em cima delas....as montanhas são poderosas mais agradáveis de se ver de longe , dando acabamento no horizonte. As pessoas são de uma humanidade surpreendente , que parece que não existem mais....
O ar oferece um oxigênio tão puro que esquecemos o cansaço e ficamos com a energia revigorada.

Para os aventureiros..

Paisagens deslumbrantes e excelentes trilhas para quem gosta de trekking, escalada e outros esportes de aventura!

Travessia Ruy Braga

Estão aí fotos do lindo Parque do Itatiaia, fiz a travessia Ruy Braga em dois dias apreciando as belezas desse lugar com dois tipos de vegetação distintos, na parte alta temos os campos de altitude e na parte baixa a mata atlântica. Sem dúvida uma experiência maravilhosa.

Parque Nacional de Itatiaia reserva natural

O Parque Nacional de Itatiaia é uma reserva natural de proteção e conservação ambiental da fauna e flora brasileira. O parque se situa na cidade de Itatiaia, no meio do estados do Rio de Janiero e Minas Gerais.

No Parque Nacional de Itatiaia você encontra os picos mais altos do país e a diversidade natural (entre plantas e animais) é enorme, mesmo que seja um pouco contraditório com uma BR atravessando o parque, a BR-485, o ecossitema da Mata-Atlântica parece resistir bem à intervenção humana. Pelo menos nesse parque.

O Parque Nacional de Itatiaia é perfeito para os amantes do ecoturismo. Você encontra cacheiras formadas pelas nascentes dos rios Paraíba do Sul e do Rio Grande e trilhas de várias categorias de dificuldade.

Informação Parque Nacional Itatiaia