3 opiniões sobre Rua do Ouvidor

Nostalgia, Samba e Comida boa

Está com vontade de ver um Rio nostálgico, um pouco à moda Machadiana? Ou um Rio boêmio, dos sambistas, com cheiro de Chiquinha Gonzaga e companhia? Não existe programa melhor do que andar na Rua do Ouvidor.

Tenho dois conselhos fundamentais, contudo. O primeiro é: vá na hora do almoço e no sábado. É quando você tem a chance de pegar o Chorinho que o boteco "Antigamente" oferece de 15 em 15 dias. Mas não se preocupe, porque se não for lá, você encontra em algum boteco por perto.

Eu começaria o passeio já direto no trecho da Rua do Ouvidor com a Rua Primeiro de Março que é a melhor parte. Além de se estar entre os melhores centros culturais do Rio, ali pode-se comer a feijoada clássica do "Antigamente" e ver a Livraria "Folha Seca", super tradicional aqui no Rio, com sua obras sobre futebol, samba, choro, etc.

A rua da delícias

A Rua do Ouvidor, desde os tempos coloniais era conhecida pelas delícias que suas lojas ofereciam. A antiga rua das confeitarias (a Manon ainda sobrevive na mesma), sempre foi recorrente nos contos do final do século XIX, o que não era para menos, já que este logradouro ligava o centro do Rio ao Largo de São Francisco, local de estudantes e boêmios. Hoje a rua se divide em duas vocações, a comercial (no lado que compreende o Largo até a Primeiro de Março) e a culinária (da Primeiro de Março ao Paço Imperial). Esta última é bem mais notada e faz jus a antiga fama, com diversos restaurantes bem conceituados pela crítica carioca.

Tradicional rua do centro, com algumas construções bem interessantes

Tradicional rua do centro, com algumas construções bem interessantes.

Informação Rua do Ouvidor