Visita ao cemitério Kuna

1 opinião sobre Visita ao cemitério Kuna

Uma das melhores coisas de estar alojado em Yandup

Uma das melhores coisas de estar alojado em Yandup é a possibilidade de aprender um pouco sobre a cultura Kuna. Esta está cheia de referências à natureza, à sua estrutura social e à forma em como eles vêem o mundo. Desde este ponto de vista a visita mais interessante que se pode fazer é a do Cemitério da comunidade de Playon Chico. Está nos arredores da vila, no topo de uma colina. Na viagem atravessa-se uma floresta e percorre-se um bocado a selva que rodea a costa de Playon Chico.

Na caminhada o guia deu-nos umas explicações das ervas medicinais tradicionais. Mas o melhor da visita está no cemitério em si mesmo. Como já tenho dito, o simbolismo está na cultura Kuna, e no caso dos rituais de enterramento tudo chega a níveis pouco usuais. O enterramento realiza-se sobre a terra; forma-se um túmulo de argila que faz o símbolo do abdómen da "mãe terra". Liga-se depois ao morto com um fio uma pequena representação em madeira da sua canoa, a qual se deixa no rio. Assim o espírito pode conhecer o caminho para chegar até o corpo e desta maneira pode descansar no outro mundo.

Informação Visita ao cemitério Kuna