O importante património arquitetônico de Salamanca fez com que em 1988, a cidade fosse declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
Entre os lugares turísticos de Salamanca ressaltamos as duas catedrais, a Sé Velha que foi fundada por Dom Jerônimo de Perigord, de estilo românico e gótico, e A Nova Catedral da Assunção da Virgem, atual sede da Diocese Católica Romana de Salamanca que foi construída em dois estilos, gótico tardio e barroco.
Lugares imperdíveis para visitar em Salamanca: a Casa de las Conchas é um dos mais conhecidos. É um edifício com elementos góticos, renascentistas e mudéjar. Sua fachada está decorada com mais de 300 conchas, vários brasões e escudos.
A Praça Mayor hoje é o ponto focal da cidade, um lugar que se deve ver em Salamanca, com grande caráter social e onde se pode desfrutar de um bom café e da tranquilidade do seu entorno. Menção à parte para as cegonhas que habitam as torres da igreja e revoam pela praça ao atardecer. Um grande espetáculo.
Sem dúvida, a nível estudantil, é imprescindível ver em Salamanca, a Universidade, a mais antiga da Espanha, criada em 1218 por Alfonso IX de León.
No Convento de San Esteban, estão a Casa-Museu Unamuno, a Casa das Mortes e o Palácio de Monterrey, alguns dos lugares que é necessário conhecer em Salamanca, dentro do seu amplo território.
Uma coisa que não podemos deixar de fazer em Salamanca, é manter o contato com a natureza. São famosas todas as rotas verdes, seja a pé ou de bicicleta, nas quais temos oportunidade de viver mais atrações de Salamanca, de extraordinária beleza. É a mistura perfeita de paisagem e de urbanização.