Centro de Memória do Corpo de Bombeiros

2 opiniões sobre Centro de Memória do Corpo de Bombeiros

Um pouquinho de história.

O Centro de Memória do Corpo de Bombeiros de São Paulo é um lugar interessante, não é muito grande, mas tem algumas curiosidades, principalmente para levar crianças que gostam e admiram o trabalho dos Bombeiros.
Foi inaugurado em 2005 para tentar preservar a história da corporação. Já nos muros do lado de fora, tem algumas pinturas e histórias dos grandes incêndios ocorridos na cidade, dentro, juntamente com o quartel da Vila Mariana, tem um prédio antigo, muito bem conservado que abriga materiais, fotos, documentos e equipamentos que descrevem a história da instituição e a evolução dos equipamentos de combate a incêndio.

Museu dos Bombeiros

Passando pela rua Domingos de Morais, me deparei com uma casa diferente, tão bonita e achei que fosse um local especial do Corpo de Bombeiros, mas não imaginei que tratava-se de um museu. Comecei a fotografar o lado de fora e um bombeiro muito gentil me convidou para entrar e conhecer o local.

Sai de lá com muito orgulho deles. Acho que nunca tinha parado para pensar o quanto eles se arriscam pelos outros.

O museu está impecável, dá para ficar horas olhando todas as fotos de resgates, incêndios, além dos objetos e roupas utilizados por eles, os tipos de transportes, como se comunicavam, tudo muito bem explicado e separado em diferentes salas, cada uma com seu "tema".

Informação Centro de Memória do Corpo de Bombeiros