Colégio Estadual Coronel Benjamim Guimarães

1 opinião sobre Colégio Estadual Coronel Benjamim Guimarães

Um dos colégios mais antigos do Vale do Café

Tombado como patrimônio histórico do Vale do Paraíba, o prédio que hoje abriga o Colégio Estadual Coronel Benjamim Guimarães é histórico na cidade. O mesmo faz parte dos conjuntos arquitetônicos que deram origem à cidade, pioneiro na região cafeeira que contou com algumas instalações no entorno da Igreja de Nossa Senhora da Glória. Na época, a cidade de Valença era conhecida como a "Princesinha da Serra", por contar com obras e infraestrutura que faltava à cidades com milênios de história.

A cidade seria construída com o dinheiro do ouro negro (o café), já que a região foi a primeira a investir no sudeste, através de nomes da nossa história como o Visconde do Rio Preto e Barão de Airuoca. O local que abriga uma instituição de ensino, foi erguido no estilo neoclássico ainda em meados do século XIX, no auge do café na região e deveria ser o prédio mais vistoso da região. Desde sua fundação, o local deveria servir ao ensino, prioritariamente aos meninos, já que sociedade colonial privilegiava os estudos dos filhos homens da nobreza.

Informação Colégio Estadual Coronel Benjamim Guimarães