Catedral de Nossa Senhora da Glória

1 opinião sobre Catedral de Nossa Senhora da Glória

Um doas mais grandiosos templos da era do café

No início do século XIX, a região do Vale do Paraíba começou a ser explorada. Se antes a mesma era conhecida por sua natureza e braveza dos nativos, atualmente não tem como dissociar da região do cultivo do café, que marcou quase um século de riqueza e história. Tudo começou ao redor de um dos mais grandiosos templos da região, a Igreja de Nossa Senhora da Glória, que além de dar nome ao município, contribuiu para o nascimento do epíteto "Princesinha da Serra".

A capela foi aberta com o objetivo de catequizar os nativos da região e tinha uma construção bem precária segundo os primeiros documentos e foi só a partir da década de 1820 que se começou a construir uma ermida em pedra. A Igreja de Nossa Senhora da Glória confunde sua criação com a fundação da cidade, e sua construção contou com a atenção de muitos nobres da época, dentre estes o Barão de Airuoca. Mas assim como a cidade, o templo viu o decorrer de gerações e todo o ciclo do café, já que a obra provisória que começou no ano de 1803 só seria finalizada na década de 1880, quase no final do Império (principalmente por conta de suas torres que além de recursos era um desafio para a região). Devido ao seu tempo de construção, a Igreja de Nossa Senhora da Glória tem um caráter peculiar.

Informação Catedral de Nossa Senhora da Glória