Dzibichaltun

México Morada

26 opiniões sobre Dzibichaltun

Conjunto arqueológico de Dzibichaltún y un cenote

Desde Mérida nuestros amigos mejicanos nos llevaron de visita al conjunto arqueológico de Dzibichaltún, donde entramos en contacto con la civilización Maya y vimos nuestro primer cenote. El denominado templo de las muñecas es el monumento más importante, el edificio se asemeja a un pequeño templo construido con grandes piedras sobre la base de una pirámide, al que se puede subir y tiene grandes vistas desde la parte superior. De ahí, una gran avenida con árboles y una especie de obelisco en el centro nos conducen a una pirámide maciza y a un cenote.
Todos los cenotes tienen su origen en cuevas y muchos están conectados formando una enorme red subterránea que los espeólogos expertos pueden recorrer, algunas veces el techo de la cueva se ha caído total o parcialmente, convirtiéndose en lagos exteriores.

Cenote Xlacah

Maravilhoso
Conhecer estas ruínas e o seu museu é como transportar-se ao passado, eu convido você para conhercer e visitá-lo quando tenha oportunidade, há também um cenote onde se pode nadar após o passeio. Eu mostro-lhes a foto para que o admirem. É um cenote com 60 mts. de profundidade, tem uma parte rasa para quem não sabe nadar, é maravilhoso para se banhar em suas águas é frio no início, mas agradável depois.

Ruins of Dzibichaltún

Sua importância é astronômica, e eu não quero dizer em termos de grandeza, mas como a palavra, astronomicamente falando. A posição das ruínas do chamado Templo das Sete Bonecas é matematicamente perfeito. Sua orientação permite que atravessem por suas portas e janelas feixes de luz em datas apropriadas como são os equinócios e solstícios, uma verdadeira máquina astronômica. Mas o melhor das ruínas, apesar de tudo, é o banheiro na lagoa Xlacah.

Informação Dzibichaltun