A capital de Yucatán é uma das cidades mais características e interessantes do México. Ao contrário do resto do país, a cidade é fortemente marcada pela sua herança maia, tanto nas ruínas quanto na sua cultura, modo de vida, artesanato, língua... Mesmo tendo muita influência espanhola, inglesa e francesa, a maior parte da população da cidade ainda é descendente do povo maia. De todas as coisas para ver em Mérida, esta é invisível para o olhos mas está entre as melhores, sem dúvidas. Há muitos sítios arqueológicos para visitar em Mérida: Dzibilchaltun, Dzoyilá, Xcatzmil, Flor de Mayo, Chen Hó, Caucel e Xoclán. A própria cidade foi construída sobre uma antiga maia, T'hó, e por isso é considerada a cidade ocupada continuamente há mais tempo nas Américas. Ainda existem vestígios de T'hó, como pedras com inscrições que foram utilizadas na construção de edifícios que hoje são atrações de Mérida, tal como a Catedral.
O centro histórico é um bom lugar para conhecer em Mérida iniciando um passeio. A Plaza Grande é um ponto de encontro para moradores e turistas e um ótimo lugar para descansar e comer. No entorno dessa praça estão alguns dos pontos turísticos de Mérida, como a Catedral de San Ildefonso (que é a mais antiga das Américas), o Palácio Municipal (Prefeitura), o Palácio Montejo. Uma caminhada pelo Paseo de Montejo, a maior avenida da cidade, é mais uma coisa para fazer em Mérida. Nessa avenida inspirada na parisiense Champs Elysées, estão o Monumento a la Patria e muitas mansões coloniais.
E para conhecer um pouco mais sobre Mérida, nada melhor do que uma visita a um dos museus da cidade. O Museu de Antropologia no Palácio Cantón, o Museu da Cidade, o Museu do Mundo Maia e o MACAY (Museu de Arte Contemporânea de Yucatan) são as opções mais populares. No Minube você encontra recomendações dos nossos usuários e descobre o que há de mais interessante para fazer em Mérida e na região.