Igreja de São Gonçalo

+55 27 3233-2856
+55 27 3233-2856

2 opiniões sobre Igreja de São Gonçalo

Igreja de São Gonçalo

Igreja fundada em 1707 por homens pardos, faz parte do Centro Histórico de Vitória, localizada na Cidade Alta, centro de Vitória, local que ainda preserva muitos casarões antigos.

O passeio é monitorado, segundo a monitora a igreja quando foi fundada pela irmandade dos homens pardos e irmandade Nossa Senhora do Amparo, e na época de sua fundação, somente homens pardos podiam frequentar a igreja, não era permitido a entrada de brancos e nem negros.

A igreja é pequena e simples, mas mantém o encanto das obras antigas, com seu altar bem decorado e arquitetura bem trabalhada. As visitas são monitoradas de terça a domingo e feriados das 9h às 17h.

Igreja dos casamentos duradouros e felizes

Em 1707 já existia no local uma capela construída pela irmandades de Nossa Senhor do Amparo e da Boa Morte. Em 1715, as irmandades solicitaram permissão para construção de uma nova igreja consagrada ao santo português São Gonçalo, o que foi concluído em 1766. No século XX serviu de sede paroquial por uns 20 anos e exerceu funções de matriz e catedral da cidade de Vitória.

Arquitetura barroca e conhecida como a igreja dos casamentos duradouros e felizes. Muito procurada para casamentos, apesar de ser pequena. E você encontra Santo Antonio logo no frente, perto do altar. Todo último sábado do mês tem missa em latim, com o padre celebrando de costas, voltando às origens.

Informação Igreja de São Gonçalo