Igreja Nossa Senhora do Rosário

+55 27 3239-3113
+55 27 3239-3113

2 opiniões sobre Igreja Nossa Senhora do Rosário

Uma das igreja mais antigas do Brasil

Marcada por sua história e bela região costeira, Vila Velha fornece aos visitantes uma gama de roteiros. Quem passeia pela cidade percebe que a religiosidade marcou a história e até hoje impregna o povo da cidade, que tem dentre seus marcos históricos as construções religiosas e a vida de clérigos. Em cada recanto podemos enxergar templos históricos e a atração mais visitada da cidade é um complexo religioso, o Santuário de Nossa Senhora da Penha.

Mas se engana quem pensa que foi lá onde surgiu o primeiro templo da capitania, este seria a Igreja Nossa Senhora do Rosário, que fica no primeiro “bairro” da cidade, a Prainha, onde aportou Vasco Coutinho, o primeiro donatário capixaba. Segundo historiadores, foi na vigência deste que foi construída uma simples capela (1535), que para muitos é a considerada a mais antiga do Brasil e a primeira do Espírito Santo. De lá para cá foram muitas reformas, mas a última grande reforma estrutural ocorreu no início do século XX.

Matriz de Nossa Senhora do Rosário

É a Paróquia mais antiga do Estado, da época da Capitania do Espírito Santo e a segunda mais antiga do Brasil depois da igreja Matriz de Salvador. A sua construção foi iniciada em 1535, uma pequena capela, complementada em 1551 quando adquiriu as características que permanecem preservadas até a atualidade, na qual, pretende-se realizar um no restauro. Foi construída pelo padre Afonso Brás.

Teve importância fundamental na missão catequizadora do século XVI.

Além da importância como Patrimônio Histórico Nacional, a igreja é o ícone das noivas da cidade, muitas sonham em realizar a cerimônia lá, mesmo sendo uma igreja pequena e sem sofisticação. A arquitetura da igreja tem influência representativa do período barroco, e é emoldurada por palmeiras imperiais. Simplesmente encantadora e uma verdadeira relíquia.

Informação Igreja Nossa Senhora do Rosário