Praça de Santiago

2 opiniões sobre Praça de Santiago

Uma praça medieval de visita obrigatória

A Praça de Santiago é, a par com a Praça da Oliveira, o coração do centro histórico de Guimarães. De características e traça medieval, a sua existência remonta aos tempos da fundação de Portugal e é exemplar único no país e no mundo.

O seu nome deve-se ao apóstolo Santiago, que terá trazido para aqui a imagem da Virgem Santa Maria e a teria colocado num templo pagão. Foi, no século XVII, construída aqui uma capela, em honra de Santiago. Esta capela foi demolida no século XIX e hoje, o seu desenho em planta encontra-se marcado no chão, com lajes de granito, no exato local onde estava implantado o templo, como memória futura.

Praça de Santiago

A Praça de Santiago é uma das mais belas da histórica cidade de Guimarães. É uma praça pavimentada cercada por velhas casas de pedra com varandas de madeira em três níveis. Algumas estão meio inclinadas e parece que como resultado da passagem do tempo irão cair sobre seus vizinhos. Me deparei com uma praça encantadora, que mantém o seu traçado medieval, e muito animada pelos múltiplos bares. E uma coisa que me pareceu genial: Há Wi-Fi gratuita.

Segundo a lenda, recebeu este nome em homenagem ao apóstolo Santiago, que trouxe a imagem da Virgem de Santa Maria de Guimarães para esta praça, e foi colocada em um templo pagão. Também nesta praça havia uma pequena capela dedicada ao apóstolo, mas foi demolida no século XIX.

Informação Praça de Santiago