7 opiniões sobre Vale do Pati

Travessia Vale do Capão - Andaraí em 5 dias

Uau! Foram 5 dias maravilhosos! Nunca pensei que houvesse aqui no Brasil uma travessia tão linda! O contato com a comunidade local também deixa a travessia mais charmosa. E quem não gosta de ouvir os 'causos' que somente quem mora lá dentro do vale pode contar?
No primeiro dia fizemos do Vale do Capão (Bomba) até a Igrejinha (Ruinha), passando pelos Gerais do Rio Preto, o famoso Quebra Bunda e o Gerais dos Vieira. Lindas vistas do vale! 26 km em 9 horas de caminhada!
No segundo dia, subimos o Morro do Castelo (Morro da Lapinha) e voltamos para Igrejinha para dormir.
No terceiro dia fizemos da Igrejinha até a Prefeitura, passando pelos Funis (lindas cachoeiras do Rio Pati).

Travessia Guiné-Andaraí

O Vale do Pati, na Chapada Diamantina, permite uma grande variedade de rotas de caminhada. Optamos por fazer a travessia saindo da localidade de Guiné até a cidade de Andaraí, em um percurso maravilhoso, que durou 3 dias, com os pernoites são realizados em casas de moradores que nos acolhem com hospitalidade e comida farta em suas moradias simples. Os caminhos são acompanhados pela visão dos belos paredões rochosos que vão adquirindo belas tonalidades nos finais de tarde. A depender do tempo disponível, há disponibilidade de banhos em cachoeiras e subidas a mirantes para desfrutar de ótimas paisagens.

Uno

O Vale do Pati é um cenário dos mais exóticos que já estive, mesmo tendo morado em muitos lugares, e também fora do Brasil, como Inglaterra e Estados Unidos. Seus Cânions, cachoeiras e a beleza da flora e fauna remontam a tempos Pré Históricos e em perfeita sintonia com seus nativos, hoje muitos deles guias de turismo.

Minha aventura com o Vale se deu por conta do romance UNO, que venho desenvolvendo desde 2012, cuja personagem Landa é uma aromaterapeuta em busca de novos óleos essenciais. Eis ai seu laboratório vivo.

Foi em viagem de aniversário em comemoração aos meus cinquenta

Trekking no Vale do Pati

A trilha do Vale do Pati é considerada um dos trekkings mais bonitos do Brasil. Na imagem, avistamos o Mirante do Pati, de onde é possível ver, de maneira panorâmica, uma parte do Vale.

A experiência de conviver com os poucos nativos, compartilhando com eles o dia a dia no local, é uma experiência marcante e apaixonante. É recomendável um trekking de 7 dias, para aproveitar a maior parte dos atrativos desse local.

80 kms de trilhas no coração da Chapada Diamantina

A história começa bem antes, mas já que são poucas páginas, vou pular a introdução. Estava na Chapada Diamantina, em Lençóis, cidadezinha pequena de pouco mais de cinco mil habitantes, mas ainda assim, a capital turística da Chapada.

Lá vivem descendentes de garimpeiros, gente que foi trabalhar com turismo e um monte de gringos que se encantaram com o lugar e ficaram. Até Jimmy Page, do Led Zeppelin, morou lá. Dá pra crer? Disse o meu guia que certo dia recebeu o Page em sua própria casa pra tomar um café. Acredito ingenuamente, porque o meu guia, o Pedro (onde cê vai eu também vou), é sangue bom.

Informação Vale do Pati