Igreja de Nossa Senhora da Oliveira

+351(253)412450
+351(253)412450

4 opiniões sobre Igreja de Nossa Senhora da Oliveira

A mais importante igreja da cidade

A Igreja de Nossa Senhora da Oliveira (também conhecida como Igreja da Colegiada de Guimarães) está localizada no Largo da Oliveira, coração do centro histórico de Guimarães.

Pode dizer-se que é a Igreja mais importante da cidade. Foi aqui que no ano 949 nasceu um Mosteiro pré-românico, construído a mando da Condessa Mumadona Dias. Por causa deste Mosteiro foi construído um Castelo (não o atual), para sua proteção. Com o passar dos séculos, o Mosteiro foi desaparecendo e passou a Colegiada. Núcleo composto por Igreja, o edifício da Colegiada e um Claustro (hoje parte dele é o Claustro do Museu Alberto Sampaio) a unir os dois edifícios.

Igreja de Nossa Senhora da Oliveira

Esta igreja é o edifício religioso mais importante da cidade, declarado Monumento Nacional e está localizada na praça central Largo da Oliveira. Foi construída no século XIV por D. João I, em cumprimento da promessa que fez à Virgem de Oliveira por ter vencido a batalha contra o exército castelhano Aljubarrota João I de Castela em 1385. O projeto do templo foi feito pelo arquiteto João Garcia de Toledo. Exteriormente o mais notável é a torre forte, sob o qual a capela funerária de Diogo Pinheiro é. No interior, a capela da sacristia é coberta com painéis de azulejos e altar barroco é o prefeito do século XVIII, em que há um neoclássico trono.

Informação Igreja de Nossa Senhora da Oliveira