1 opinião sobre Quilombo São José da Serra

Conheça a cultura autêntica Afro-Brasileira!

Quilombo, para quem não sabe, são lugares onde os negros que fugiam da escravidão (que no Brasil durou até uma parte do século XVII) se instalavam, se tornando por fim, livres. Daquela época até os dias atuais, muitos foram destruídos, mas outros, assim como reservas indígenas, continuam vivas.

Esse é o caso do Quilombo São José da Serra, que fica perto da cidade de Valença no interior do estado do Rio de Janeiro. É o quilombo mais antigo do estado. Se você quiser saber mais sobre a história, pode olhar nesse link:

'https://mapadecultura.rj.gov.br/manchete/quilombo-sao-jose-da-serra'

Eu visitei esse lugar durante a festa de 13 de maio, também chamado de "Festa da Abolição". Recomendo muito ir nesse festival, pois é possível ver muito da cultura afro-brasileira, presenciando danças de jongo, rezas a mãe terra, tambores e música. No almoço é servida a famosa feijoada do quilombo, por preço barateza. A noite tem fogueira onde os habitantes tem costume de jogar pedaços de batata doce no fogo, assar e dar aos participantes. Eu estava com uma fome danada, foi lindo! É possível dormir lá (acampar) e até pagar uns cincão para tomar um banho quente na casa de algum morador.

Informação Quilombo São José da Serra