Centro Histórico de Arraial d’Ajuda

2 opiniões sobre Centro Histórico de Arraial d’Ajuda

Um charmoso centro histórico no sul da Bahia

Tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o pequeno Centro Histórico de Arraial d’Ajuda é charmoso e acolhedor (na minha opinião o mais belo da Costa do Descobrimento).

As casinhas coloridas perfiladas, o artesanato exposto na fachada das lojas, o Largo da Ajuda, a Igreja Matriz, todos estes componentes ajustados bem perto um do outro favorecem um traçado alegre e acolhedor que mais vivo ainda com a hordas de turistas. O ponto alto do Centro Histórico é o Largo da Ajuda e seu mirante, que por si só atraem milhares turistas todos os anos.

Mas esta localidade é cercada de histórias curiosas marcadas pela religiosidade. Graças ao Largo da Ajuda e sua igreja matriz, o Centro Histórico é o primeiro santuário mariano do Brasil, que segundo o milagre surgiu após um lenhador ter encontrado no topo do morro no qual está a igreja, a imagem de uma santa esculpida. Outra lenda que cerca o lugar está ligada a uma fonte, a poucos metros do Largo da Ajuda, que nos escritos dos jesuítas teria surgido espontaneamente (algumas versões dizem que foi através da oração dos peregrinos que queriam uma fonte de água para amenizar a rota mística).

Informação Centro Histórico de Arraial d’Ajuda