2 opiniões sobre Edifício Seabra

Prédio icônico

O Edifício Seabra é um daqueles prédios icônicos da Cidade Maravilhosa. Com sua fachada negra ele nos remete a Gothan das ficções da DC e atrai olhares daqueles que passam pela região. Tive a oportunidade de conhecê-lo em uma das minhas andanças pelo Rio e soube que a histórica construção, também chamado de Dakota brasileiro (uma referência a um edifício homônimo em Nova Iorque), faz parte da era da expansão da Zona Sul carioca.

Encomendado por um banqueiro, o Seabra foi erguido de acordo com a mescla de vários estilos, e o a único desejo do proprietário era que o mesmo deveria ser monumental.

O prédio mais bonito do Rio de Janeiro

Todo mundo chama esse prédio de Dakota, porque é bem parecido com aquele em que morava John Lennon, em Nova York. Construído em 1910, o Edifício Seabra -que se chama assim pelo comendador português Gervásio Seabra-, é um ícone da arquitetura eclética, cheio de detalhes únicos, como as grades de portas e janelas, o piso de mármore da portaria e os lustres da fachada, que é cinza escura. Foi o segundo prédio construído na Praia do Flamengo, projetado por um arquiteto italiano contratado pela família Seabra. Dizem que Carmen Miranda costumava frequentar os últimos três andares -cada um de 800 metros

Informação Edifício Seabra