31 opiniões sobre Curitiba

Estudando fotografia

Sou de Cuiabá (MT), e na minha terra são poucas as opções para se estudar fotografia, e ainda assim, temos excelentes fotógrafos consagrados no Brasil todo. Eu sei tirar a foto, mas não sabia como a foto ficava com aquela iluminação, aquele efeito... Eu simplesmente mexia em todos os botões sem lógica nenhuma. Às vezes ficava boa, e às vezes ficava horrível.

Em junho/2015 eu tive uma grande surpresa, fui demitida. Aproveitei esse momento para estudar o que mais gostava, busquei escolas e mais escolas, e encontrei em Curitiba um recanto delicioso para estudar, relaxar e fazer muuuitas fotos.

Curitiba é fantástico

Curitiba é fantástico, tudo flui, a cidade é modelo para todo o Brasil, para jantar a dois, ou amigos, ou após o serviço, sou mega suspeito para dizer pois já trabalhei lá, mas o Madero super se encaixa em qualquer momento, para a dois, recomendo o Madero Prime, que fica próximo à praça do relogio, os lanches são todos gourmet, e o melhor de todos é o hamburguer com carne de cordeiro, e se sobremesa, o Petit Gateau de doce de leite com calda de frutas vermelhas.

Agora entrando no mérito cidade, como todo cidade grande, há trânsito, nada comparado à São Paulo; Eu costumo assemelhar o Jardim Botânico com o Ibirapuera ( SP ), e lá mesmo tem o Jardim das Sensações, tem horários especificos de funcionamento, mas bem legal, você pode tocar, cheirar folhagens diferentes e plantas.

Curitiba - Paraná

Uma cidade que aparenta ter qualidade de vida aos moradores. O city tour com o ônibus double deck é um passeio interessante pois é econômico e se conhece vários pontos da cidade. São 4 paradas pelo valor de 35 reais. Eu escolhi as seguintes paradas:
- Jardim botânico, muito bonito: vale a pena conhecer;
- Opera de arame: vale a pena conhecer somente em dias de shows- estava fechada quando fui;
- Parque do Tinguá: bem bonito. Vale a pena conhecer;
- Torre panorâmica da OI. Legal pois pode ver a cidade a 360°

A Curitiba Negra que poucos conhecem

Muitos curitibanos dizem que a cidade é praticamente transplantada da Europa, pois quase todos descendem de europeus como: alemães, ucranianos, italianos. Sim, é verdade que muitos descendem dessas etnias, mas Curitiba é muito mais mestiça do que parece. Dentro dessa perspectiva, a partir de conversas com líderes, historiadores e o Free Walking Tour de Curitiba, descobri uma Curitiba de história negra, bem pouco explorada. Por isso, selecionei alguns lugares no centro que expõe essa história de maneira bem discreta mais profunda.

1- Atrás do Paço da Liberdade (Generoso Marques 189) há uma estátua de uma mulher negra. Podia ser banal, mas não é. Além de ser muito linda (diferente) a estátua, ela é a ÚNICA homenagem física da prefeitura aos negros na cidade. Para cada grupo de imigrantes em Curitiba há uma praça ou parque, como Praça do Japão, Espanha, Bosque do Papa, Memorial Ucraniano etc, mas para os negros só tem essa estátua de uma mulher anônima carregando um balde na cabeça.

Informação Curitiba